Aberta primeira edição de doutorado profissional em história

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), abriu as inscrições para a primeira edição do doutorado profissional do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Educação Básica (ProEB), voltado para o Programa de Doutorado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). Ao todo, são oferecidas 107 vagas, distribuídas em 36 instituições de ensino superior, nas cinco regiões do Brasil, o que representa uma oferta inédita na história do ProEB. As candidaturas devem ser apresentadas até 8 de outubro, pelo portal EconRio.

Além disso, estão abertas as inscrições para o mestrado profissional do ProfHistória. Os interessados podem se candidatar até 13 de novembro, também pelo portal EconRio. A iniciativa oferece 729 vagas, das quais 45 são destinadas a uma seleção diferenciada para educadores indígenas e quilombolas, em 39 instituições. A taxa de inscrição tanto para o doutorado quanto para o mestrado é de R$ 130 e deve ser paga até um dia depois da data-limite para apresentar a candidatura. No doutorado, portanto, o prazo para pagamento vai até 9 de outubro e, no mestrado, 14 de novembro.

Os pré-requisitos para participar do doutorado ou do mestrado do ProfHistória são: possuir diploma de licenciatura registrado no MEC e lecionar história na rede pública de educação básica.

Processo seletivo – No processo seletivo do doutorado, é necessário enviar um projeto de pesquisa de no máximo 15 páginas, até 9 de outubro. O projeto deve incluir a trajetória acadêmica e profissional do candidato, a explicação e justificativa do tema, o problema de pesquisa, a fundamentação teórica e metodológica, os objetivos, o cronograma, a dimensão propositiva da pesquisa e as referências bibliográficas. Essa primeira etapa prossegue até 1º de novembro, quando será publicada a lista das propostas que atendem aos requisitos do edital.

Em seguida, o participante deverá realizar uma prova de sustentação oral entre 6 e 12 de novembro. Nessa prova, o candidato terá de 10 a 25 minutos para explicar a relação do problema de pesquisa com as interlocuções teórico-metodológicas, a conexão entre a problematização e a dimensão propositiva, bem como a coerência entre a proposta de pesquisa e o percurso profissional do candidato. A análise pela banca examinadora ocorrerá até 25 de novembro, data prevista para a divulgação dos resultados dessa fase. A etapa final, a publicação da análise de mérito dos projetos, será realizada até 13 de janeiro de 2025, com a classificação divulgada pouco mais de uma semana depois, em 21 de janeiro de 2025.

Já para o mestrado, será realizado o Exame Nacional de Acesso (ENA), com 20 questões objetivas de múltipla escolha e uma discursiva. A prova será aplicada no dia 8 de dezembro de 2024. A classificação final sairá em 21 de janeiro de 2025. Os candidatos que forem concorrer às vagas voltadas para cotas devem enviar documentação comprobatória até 14 de novembro deste ano. A análise será realizada ao longo de 2024, com resultado final previsto para 15 de janeiro de 2025.

ProfHistória – O ProfHistória é o único programa do ProEB a oferecer tanto mestrado quanto doutorado. Os outros 11 programas são apenas de mestrado e abrangem as seguintes áreas: artes, biologia, educação física, educação inclusiva, filosofia, física, geografia, letras, matemática, química e sociologia.

As vagas do doutorado e do mestrado do ProfHistória integram as mais de 6,7 mil vagas que serão abertas no âmbito do ProEB. O número representa um recorde nesses 13 anos do Programa.