Estudantes da rede estadual representam Goiás no maior evento de Robótica da América Latina

Evento está sendo realizado no Centro de Convenções de Goiânia no período de 12 a 17 de novembro

Entre os dias 12 e 17 de novembro, Goiânia se destaca como o epicentro da inovação tecnológica na América Latina ao sediar o Robótica 2024, o maior evento de robótica e inteligência artificial do continente.

Organizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a RoboCup Brasil e o Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKCIT), a competição conta com o apoio do Governo de Goiás.

Com mais de dois mil participantes, entre estudantes e pesquisadores, o evento conta em sua programação com a Competição Brasileira de Robótica Petrobras, Mostra Nacional de Robótica e Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), além de workshops e congressos focados nas últimas tendências tecnológicas.

Destaque para Anápolis
Um dos destaques desse ano do evento é a participação do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Gomes de Souza Ramos, de Anápolis, que celebra a conquista de estar na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Emocionada, a gestora do Cepi, Cleide Thatiane Silva Ribeiro, compartilhou o orgulho de ver o esforço dos alunos e professores recompensados. “Nos dedicamos muito para preparar os alunos para essa olimpíada. Foi um trabalho conjunto e agradeço imensamente às professoras Kesia Cruz e Carolina Pio, que lideraram esse projeto com tanta dedicação”, ressaltou.

A aluna Isabella Christyna de Castro Silva expressou sua gratidão pelas professoras que guiaram o grupo até a competição nacional. “Foi um processo muito difícil, mas conseguimos”, afirmou com entusiasmo. Já a aluna Yasmin Jesus Melo destacou a importância dessas competições para o desenvolvimento educacional, afirmando que a tecnologia tem impacto significativo no aprendizado em sala de aula.

Resultados positivos

O aluno Daniel Louvrs Miguel reforçou a relevância de representar o Estado de Goiás, enfatizando a relevância dessa conquista para os alunos da rede pública. “Participar da Olimpíada e representar nossa escola é uma forma de mostrar que é possível chegar até aqui, mesmo enfrentando desafios adicionais.”

A professora Kesia de Souza Cruz, responsável pelas áreas de Química e robótica, ressaltou que o apoio dos demais professores foi crucial para o sucesso do projeto. “Não foi fácil, mas com muito trabalho e colaboração, conseguimos essa vaga. Foi um susto de alegria! Agora, estamos focados em trazer mais resultados positivos no futuro”, finalizou. (Texto: Isabele Brandão / Fotos: Solimar de Oliveira)