Estudantes de colégio estadual de Formosa são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Geografia

Alunos do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz, em Formosa, tiveram a oportunidade de participar da 8ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), realizada em Campinas, São Paulo, entre os dias 28/11 e 01/12. Os estudantes Igor Daniel Dantas Pitangui, Heloísa Gabrielly Pires da Silva e Louise Aparecida Silva dos Santos, do 9° ano do Ensino Fundamental, gabaritaram a prova da fase presencial entre as equipes. E, ainda, Heloísa pôde conquistar a medalha de prata, e Igor, a de bronze, na categoria individual.
No ano passado, os alunos chegaram até a fase regional, mas, neste ano, tiveram a oportunidade de participar, também, da etapa nacional, como conta a professora de Geografia Lidneia Moreira dos Santos Souto, coordenadora em todas as fases. “Quando inscrevi novamente mais 3 equipes, fomos medalhistas regionais com 9 medalhas e obtivemos o resultado para a etapa nacional. Dessa vez não medimos esforços para podermos ir mais longe. Recebemos apoio de toda a comunidade escolar, professores, pais e funcionários da escola”.
A etapa regional foi composta por três fases on-line. Já a nacional, por uma prova discursiva individual e uma por equipe; uma prova audiovisual; e uma prova objetiva individual. Puderam participar da Olimpíada Brasileira de Geografia alunos do 9° ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. “Essa participação foi algo excepcional para os estudantes do Cepi, que, com apenas 14 anos, tiveram uma conquista dessa magnitude”, afirma a professora.
Conquista é reflexo das atividades do Cepi
Heloísa Gabrielly destacou que estudar o dia todo, no Cepi, é um dos pontos fortes que ajudaram a estudante a driblar o cansaço das longas provas da Olimpíada, E, ainda, que a Educação em período integral a preparou melhor para que pudesse competir com alunos de várias localidades do Brasil.
“A gente viu que conseguimos sim, graças a essa boa preparação, a educação de qualidade que temos no Cepi. Porque muita gente fala que nas escolas públicas não tem educação de qualidade. E a gente foi lá e prova que tem sim. E a maioria lá, também, era aluno de escola particular. E aí quando chega lá uma escola pública do interior de Goiás, vai mostrando tudo que tem, é algo muito importante pra trazer reconhecimento para o nosso estado, escola e para a cidade”, conta a aluna”.
Esta foi a primeira vez que Igor e Heloísa participaram da OBG, e, para eles, conquistarem medalhas estando ainda no Ensino Fundamental é uma experiência enriquecedora. “Estou muito feliz porque a gente é tão novo nisso, competindo com tanta gente boa em um lugar só. Lá eram medalhistas de todo o país. E depois dessas sete provas, a gente poder falar que conseguimos uma medalha de bronze e uma medalha de prata, foi graças a muitas pessoas envolvidas nesse processo”, afirmou Heloísa Gabrielly.
Para Igor, o sentimento é de vitória, por perceber que seu esforço vale a pena. “Isso me mostra que muitas outras conquistas eu posso alcançar sem fraquejar. E essa nossa participação é superimportante pois abre diversas portas para os cursos universitários em muitas faculdades ou até mesmo com um incentivo monetário. Além de nos fazer expandir nosso conhecimento”, celebra o jovem.
Não somente Igor, mas também sua professora, Lidneia, não esconde o orgulho com esse resultado: “Vê-los conquistando tudo isso, ainda estando no Ensino Fundamental, é motivo de muito orgulho e satisfação. Demonstra o quanto eles foram dedicados e mostra o sucesso do ensino de Geografia em nosso Cepi. Meu sentimento é de dever cumprido por saber que tenho alunos engajados no saber geográfico, se identificando dentro dessa ciência, às vezes tão esquecida”.
De acordo com a professora, a participação dos estudantes na Olimpíada de Geografia é importante, pois estimula o interesse pela disciplina, promove o desenvolvimento de habilidades analíticas e de resolução de problemas. “Essas competições também ajudam a identificar talentos e a fomentar o gosto pela pesquisa e pela exploração do conhecimento geográfico”, complementa.