Gaepe-GO fará reunião presencial em Goiânia com palestra de Priscila Cruz, do Todos Pela Educação
O Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Estado de Goiás (Gaepe-GO) vai realizar sua primeira reunião presencial no dia 14 de novembro, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO). Criado no início da pandemia, o grupo interinstitucional realiza encontros virtuais periódicos desde 2020 para avaliar as ações voltadas à educação e desta vez vai reunir representantes de órgãos públicos e entidades representativas com atuação na educação infantil para discutir as políticas estruturantes para o segmento.
A programação prevê fala da presidente-executiva Todos pela Educação, Priscila Cruz. Além de ser uma das fundadoras do movimento, Cruz é mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government, sendo graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Também estão previstas falas do presidente do TCE-GO, conselheiro Saulo Mesquita; do conselheiro Fabrício Motta, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO); da presidente-executiva do Instituto Articule, Alessandra Gotti; e de autoridades das entidades componentes do Gaepe-GO.
A reunião vai abordar as ações desenvolvidas em prol da educação infantil e alfabetização e será apresentado um diagnóstico do atendimento às crianças em idade escolar. Representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da União Nacional dos Conselheiros Municipais da Educação (Uncme) tratarão do fortalecimento do regime de colaboração e financiamento da educação.
O Gaepe-GO reúne gestores dos governos estadual e municipais, órgãos de controle, Sistema de Justiça e sociedade civil. Instalado em julho de 2020 para combater os reflexos da pandemia de covid-19 na Educação, passou a ser permanente e tratar de desafios do setor. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Articule e tem apoio operacional do TCE-GO e do TCM-GO, com a cooperação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB).