MEC debate educação musical e multiculturalismo
O Ministério da Educação (MEC) promoveu, nesta sexta-feira, 17 de novembro, o Webinário “Educação Musical e Multiculturalismo: Trocas de Experiências, Diversidade de Influências Étnico-Raciais e Implementação da Educação Musical na Educação Básica”. O objetivo foi trocar experiências musicais a partir de repertórios e instrumentos com influências de diferentes grupos étnico-raciais, além de contribuir em práticas educativas para a educação básica e valorizar as características culturais e regionais.
O evento foi realizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e organizado a partir do Projeto de Educação Musical, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Cidadania Regional da Comissão de Área de Educação Básica (Caeb). Esta é vinculada ao Setor Educacional do Mercosul, que conta com a participação do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai.
Participou da abertura a coordenadora Daiane Oliveira Lopes, que atua na Coordenação Geral de Estratégia da Educação Básica, área da SEB responsável pela política curricular nacional e por ações estratégicas, inclusive por acompanhar a Comissão de Educação Básica no âmbito do Setor Educacional do Mercosul. Daiane informou que o Projeto de Educação Musical foi desenvolvido desde o primeiro semestre deste ano e está tendo o apoio dos quatro países integrantes do Mercosul.
“A primeira atividade foi realizada no primeiro semestre, e vamos começar a ter um ciclo de seminários formativos voltados para a educação musical. Esse é o primeiro que nós estamos organizando a partir das experiências aqui no Brasil, mas a ideia é termos vários webinários falando sobre as experiências de cada um dos países, para a gente conseguir promover uma integração regional na pauta da educação musical”, explicou. Segundo ela, a iniciativa carece de uma discussão maior dentro do País, junto a profissionais da educação sobre como integrar a temática da educação musical e as suas influências regionais.
Outros participantes do Webinário foram a professora doutora Magali Kleber, docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e o professor mestre Michel Vicentine, educador musical e secretário de Educação em Araçariguama (SP), ambos com ampla experiência na área da educação musical. A mediação foi do professor doutor Rafael Augusto Michelato, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), também docente e pesquisador dessa temática.
Na ocasião, Rafael Michelato afirmou que o Webinário busca debater as possibilidades de troca de experiências musicais a partir de repertórios e instrumentos com influências de diferentes grupos étnico-raciais, de forma a contribuir para as práticas educativas na educação básica.