Prazo de elaboração do PAF do Educação Conectada vai até 1º/11
Terminará na próxima quarta-feira, 1º de novembro, o prazo para diretores e gestores das escolas realizarem a adesão e o preenchimento do Plano de Aplicação Financeira (PAF) da Política de Inovação Educação Conectada (Piec) de 2023. Os procedimentos fazem parte da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, do Ministério da Educação (MEC), que visa apoiar as escolas na contratação de internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.
Para garantir os recursos, gestores escolares de todo o País deverão acessar o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo. É necessário formalizar a adesão da instituição de ensino, responder ao formulário de monitoramento e, depois, preencher o PAF. Esses procedimentos são indispensáveis para os benefícios da Política serem recebidos. Nesse sentido, a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC criou o Tutorial Piec 2023 PDDE, com orientações gerais e o passo a passo para a adesão, o monitoramento do Programa e o preenchimento do PAF.
De acordo com Carlos Machado, coordenador de Tecnologia e Inovação da Educação Básica do Ministério, não há previsão de prorrogação do prazo de adesão e elaboração do PAF. “Orientamos que as escolas não deixem para última hora a realização desses procedimentos, para evitar que o sistema fique sobrecarregado. Então, fiquem atentos a essa chance que temos de entregar diretamente a vocês os recursos para conectar as escolas”, reforçou. Afinal, segundo ele, “a conexão de qualidade é uma conexão para uso pedagógico e efetiva”.
Videoconferência – Nesta sexta-feira, 27 de outubro, o MEC, por meio da SEB, participou de videoconferência da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), na plataforma Conviva Educação. O evento, que abordou o tema “Piec e adesão à etapa de elaboração do Plano de Aplicação Financeira 2023”, teve o objetivo de orientar os gestores e diretores das escolas na adesão e no preenchimento do PAF do Piec.
O encontro contou com a participação do coordenador de Tecnologia e Inovação da Educação Básica do MEC, Carlos Augusto Machado. Ele tirou dúvidas e orientou os representantes das escolas acerca da política e da elaboração do PAF 2023. Já a mediação da conversa ficou por conta de Eduardo Ferreira da Silva, que é coordenador do Grupo de Trabalho (GT) de Tecnologia da Undime, vice-presidente da Undime Mato Grosso e dirigente municipal de Educação de Canarana (MT).
Educação Conectada – A Política de Inovação Educação Conectada (Piec), do MEC, visa apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satelital, e fomentar o uso de tecnologia digital na educação básica. A Piec é uma das frentes da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas.
Escolas Conectadas – A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas é um esforço do governo federal, em colaboração com os sistemas de ensino, para educar com as tecnologias e alcançar, assim, a cidadania digital. Nesse sentido, são considerados seis eixos: formação e competências; currículo; gestão e transformação digital; recursos educacionais digitais; ambientes e dispositivos; e conectividade.
A fim de atingir esses objetivos, no que se refere ao eixo de conectividade, a Estratégia Nacional vai se basear em parâmetros de referência para definir qual é a conectividade adequada para as escolas. Com isso, o foco é garantir o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula e coordenar todos os recursos e atores do governo federal envolvidos no tema, priorizando conectar todas as escolas públicas da educação básica do Brasil até 2026.
A conectividade ideal para fins pedagógicos permite: a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos. (Fonte. Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB)