Professor de Matemática em Teresina de Goiás inspira estudantes na escolha da profissão docente
O professor Pedro Gonzaga, do Colégio Estadual Joaquim de Souza Fagundes, do município de Campos Belos, é um dos professores que se tornaram inspiração para os estudantes. Como professor de Matemática há 24 anos na rede estadual de Educação, Pedro virou exemplo para ex-alunos que também ingressaram na profissão docente.
Um desses exemplos é o professor Hélio Rodrigues dos Santos. Ele conta que desde os anos iniciais já tinha vontade de ser professor e só foi possível realizar esse desejo, através dos incentivos do seu antigo professor, Pedro. “Pedagogicamente, ele era extrovertido, dinâmico e reflexivo. Ele utilizava a Matemática dando sentido e fazendo uma ligação entre o mundo real e nossas rotinas”, explica.
Atualmente, Hélio é professor efetivo da rede estadual de ensino e está lotado no Colégio Estadual Quilombola Calunga III, também em Campos Belos. De acordo com ele, seu ex-professor deu vários conselhos que o inspiraram a lecionar e sempre afirmava: “Se continuar assim, em alguns anos você vai lecionar. Você é paciente, com certeza vai fazer Matemática.”
Inspiração
Para Pedro, é muito gratificante ter ex-alunos que viraram colegas de profissão e que foram inspirados através de suas aulas. “Eu tenho colegas que foram meus alunos. Um deles é o Hélio, do qual eu tenho muito orgulho”, destaca. O professor, que nunca dispensou a oportunidade de mostrar aos jovens que estudar é importante, salienta ainda que “Hélio era aquele aluno que costumava sempre perguntar para que serve isso, para que serve aquilo, com relação aos conteúdos. Isso mostra que o professor está fazendo o trabalho certo”, acrescenta.
Significado de ensinar
Pedro Gonzaga é um dos professores que se destacaram na rede estadual de Goiás pela forma de lecionar. E o que diferencia seu método de ensino é a visão que ele tem sobre a educação, já que para ele, ser professor não é somente uma profissão, mas uma missão ou oportunidade de contribuir e provocar uma transformação na vida de cada criança, adolescente ou adulto. Para garantir um bom ensino-aprendizagem, ele acredita que a melhor forma de ensinar e incentivar os estudantes é mostrar, cotidianamente, que eles estão fazendo a melhor coisa das suas vidas neste tempo de escola. “Os alunos têm que sentir que o professor acredita na educação e, através disto, ele será incentivado a vir para a escola todos os dias.”
Além de ensinar Matemática, Pedro também deixa um significado da profissão para seus alunos. Hélio Rodrigues, por exemplo, aprendeu não só que a Matemática é uma ferramenta para ler e interpretar o mundo, mas mais do que isso: aprendeu a importância do professor na vida de um ser humano. “O que me inspira a cada dia é poder ver as crianças sorrindo porque estão aprendendo a pensar matematicamente. Isso me fez ver a beleza em ensinar e somar na vida de alguém,” explicou o ex-aluno de Pedro. (Texto: Isadora Ribeiro – Comunicação Setorial da Seduc/GO – Foto: Acervo pessoal)
.