Gestão Rogério amplia direita livre para melhorar mobilidade

Prefeito considera que permitir tráfego de motociclistas em faixas de ônibus pode aumentar a letalidade

Após amplo e minucioso estudo, por determinação do prefeito Rogério (Solidariedade), a Prefeitura de Goiânia já implantou de sistemas de direita livre e já projeta novos pontos de conversão para melhorar a mobilidade na cidade.

A conversão já é permitida na Avenida Anhanguera com a Raposo Tavares, no Bairro Capuava; na Avenida Perimetral com a Noroeste, no Nova Esperança; e na Avenida Goiás Norte com a Avenida Oeste, no Setor Norte Ferroviário.

“Nossos adversários mostram desconhecimento da nossa cidade, ao propor conversão à direita como se já não existisse em Goiânia. Já implantamos três pontos e temos outros mapeados para implantação da direita livre”, afirma o prefeito.

Já para Rogério, prometer permissão de motociclistas nos corredores exclusivos de ônibus não é a melhor saída para quem transita nesses veículos, já que especialistas sustentam que essa proposta aumenta a letalidade, em razão dos pontos cegos dos ônibus.

Uma das prioridades da Prefeitura de Goiânia em relação à mobilidade da capital é a proteção aos mais frágeis nas vias municipais, por isso, em setembro de 2023 foi realizada a campanha “Cuidado Campo Cego! O (a) motorista pode não estar vendo você”, assunto ainda pouco discutido dentro do conceito de mobilidade, já que todo veículo possui um campo cego. As estatísticas mostram que os acidentes relacionados a pontos cegos aumentaram nos últimos anos e as maiores vítimas são motociclistas, tornando-se um problema preocupante para a segurança no trânsito.

Os corredores exclusivos foram implantados por diversos fatores dentre eles; retirar da área de conflito veículos menores em relação aos maiores, no caso ônibus do transporte coletivo. Em caso de colisões, condutores de veículos menores, como no caso de motocicletas, aumentam o risco consideravelmente, já que no campo cego do ônibus, ele se esconde com maior rapidez. Além disso, há outro risco, o atropelamento já que a motocicleta por se tratar de uma veículo menor, ela facilmente trafega nas laterais do ônibus.

Portanto, neste caso, colocar no mesmo ambiente (rota de colisão) os dois atores que mais se vitimam em Goiânia, o motociclista e o pedestre, a possibilidade de aumentar a mortalidade no trânsito da Capital é considerável.

É importante destacar que no trânsito tão importante quanto ver, é ser visto, e a identificação do campo cego é justamente para que todos os usuários da via pública que se relacionam com ônibus, seja ele pedestre, ciclista, motociclista, automóveis ou veículos menores consigam enxergar dentro deste campo cego de modo que o condutor do ônibus consiga evitar o sinistro de trânsito.

A Prefeitura de Goiânia tem trabalhado por meio de campanhas educativas em empresas, escolas, universidades, além de vias públicas para reduzir o número de sinistros e tornar nossas vias mais seguras.

Fluidez
Ao todo, a gestão do prefeito Rogério já executou cerca de 11 projetos de melhoria na fluidez do trânsito, incluindo a implantação de mais de 40 semáforos, retirada do terceiro tempo, instalação de botoeiras sonoras em 42 bairros e placas de orientação de videomonitoramento, dentre eles, no Conjunto vera Cruz II, Vila Pedroso, Capuava, Alto da Glória, Parque Amazônia, Novo Horizonte e Jardim Pompeia.

A mobilidade também foi reforçada, por exemplo, com a construção do Viaduto Iris Rezende, na Perimetral Norte, e a conclusão do Complexo Jamel Cecílio.