Leandro Vilela terá o maior tempo de TV em Aparecida

Definição do tempo é com base na representação dos partidos na Câmara dos Deputados

O candidato a prefeito Leandro Vilela da Coligação ‘Para Aparecida Seguir Avançando’ (MDB, UB, Podemos, Solidariedade, PP, PSD e PMB) ficará com 4’7” dentro do bloco de 10 minutos do programa de TV que vai na passar na Record na hora do almoço e a noite a partir do dia 30 de agosto.

A coligação do candidato a prefeito Alcides Ribeiro (PL) ficou com 3’36” e o candidato a prefeito Willian Panda (PSB), com o apoio do PT, terá 2’15”.

O tempo do programa eleitoral no rádio e na TV é definido conforme a composição da Câmara dos Deputados na última eleição.

A propaganda eleitoral dos candidatos de Aparecida de Goiânia na eleição de 2024 será transmitida na Record Goiás, a partir de 30 agosto.

Na TV, o programa passará das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40 de segunda a sábado. No rádio das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.

Ainda nas eleições para prefeito, e também nas de vereador, mediante inserções de trinta e sessenta segundos, no rádio e na televisão, totalizando 70 minutos diários, de segunda-feira a domingo, distribuídas ao longo da programação veiculada entre as cinco e as vinte e quatro horas, na proporção de 60% (sessenta por cento) para prefeito e 40% (quarenta por cento) para vereador. 

Alcides trabalhou contra o programa na TV

Candidato pela terceira vez ao cargo de prefeito, o deputado federal Alcides Ribeiro (PL) trabalhou contra o programa eleitoral na TV, apesar da legislação, assegurar desde 2003, o direito de antena para cidades com mais de 200 mil eleitores e que não possuem geradora de TV, igual a cidade de Aparecida.

O objetivo é promover o acesso à informação da população. Aparecida tem quase 600 mil habitantes e 345 mil eleitores, mas não tem uma emissora de TV local. Se não tivesse essa possibilidade legal, os eleitores do segunda maior cidade seriam prejudicados.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve a tradição e escolheu a segunda a emissora em audiência para transmitir o horário eleitoral de Aparecida.

O pedido para que horário eleitoral passasse em uma emissora de grande audiência foi formulado pela Coligação ‘Para Aparecida Seguir Avançando’ (MDB, União Brasil, Podemos, Solidariedade, PP, PSD e PMB) que tem como candidato a prefeito Leandro Vilela (MDB). O emedebista tem o apoio do ex-prefeito Gustavo Mendanha, o aval do governador Ronaldo Caiado e João Campos como candidato a vice.

Os partidos aliados do candidato a prefeito Alcides (PL) trabalharam para limitar o alcance do horário eleitoral. Alcides, que tem evitado entrevistas e debates, pediu para a propaganda eleitoral passar na Sagres TV, que é Três Marias (MG).

O PSDB de Marconi Perillo, aliado de Alcides, pediu até para não ter horário eleitoral na TV em Aparecida. Os pedidos foram negados para a Justiça Eleitoral, que entendeu que o segundo maior colégio eleitoral não poderia ficar sem horário eleitoral na TV ou em uma emissora de baixa audiência.

Além de atuar contra o horário eleitoral na TV, Alcides tem evitado participar de entrevistas e debates.