Mabel intensifica campanha com palanques móveis, carreatas e caminhadas

Candidato e aliados percorrem os bairros divulgando as propostas da coligação União por Goiânia. Estratégia já deu seis vitórias ao grupo do MDB nas últimas eleições

O candidato Sandro Mabel (União Brasil) intensifica sua campanha à Prefeitura de Goiânia. Além de já ter realizado duas carreatas e um adesivaço com a presença do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) apenas na primeira semana de campanha, também adotou os palanques móveis e caminhadas como estratégia para levar as propostas da coligação União Por Goiânia diretamente à população.

Essa estratégia de campanha, que garantiu ao grupo do MDB seis vitórias consecutivas nas últimas eleições, foi introduzida em 2004 na campanha de Iris Rezende e repetida em 2008 (Iris), 2012 (Paulo Garcia), 2016 (Iris) e 2020 (Maguito Vilela), sempre com resultados positivos. Em 2022, Ronaldo Caiado (União Brasil) e Daniel Vilela também utilizaram palanques móveis em mais de 200 municípios de Goiás durante a campanha ao governo estadual.

Mabel já percorreu vários bairros em diferentes regiões, utilizando os palanques móveis como oportunidade para ouvir as demandas da população, muitas vezes descendo do veículo para conversar com moradores e trabalhadores locais. “Essa abordagem nos permite alcançar mais pessoas e ouvir as necessidades, além de ter sido uma estratégia de sucesso nas últimas eleições municipais”, frisa o candidato a prefeito.

Paulo Ortegal, coordenador de mobilização de rua da campanha de Mabel, destaca a importância dessa ferramenta. “Temos oito trios circulando diariamente por diferentes bairros, percorrendo cerca de 20 quilômetros cada. Seguindo as regras da Justiça Eleitoral, sempre contamos com um ou mais candidatos falando das nossas propostas e pedindo votos”, explica.

Ele acrescenta que Sandro Mabel e sua candidata a vice-prefeita, Coronel Cláudia, também participam ativamente dos palanques móveis. “A recepção é sempre muito positiva. As rotas geralmente passam por áreas comerciais, o que permite ao eleitor ver a movimentação, ouvir um pouco das propostas e, posteriormente, buscar mais informações nas redes sociais ou na imprensa”, detalha.

As rotas e horários são planejados por uma equipe experiente, composta por nomes como Luiz Cascão e Antônio Só, que têm ampla experiência em campanhas do MDB. “Vencemos as últimas eleições em Goiânia e em todas utilizamos os palanques móveis. Até o governador Ronaldo Caiado adotou essa estratégia na última eleição”, ressalta Ortegal.

Agenor Mariano, presidente metropolitano do MDB, afirma que o grupo possui um “mapeamento completo” da capital, com trajetos definidos com base em campanhas anteriores. “Por isso, conseguimos mobilizar rapidamente e em grande escala”, comenta. Além dos palanques móveis, a campanha de Mabel contará com outras ações de rua, como bandeiraços e caminhadas. “A estratégia é estar sempre perto da população”, resume Ortegal.