Ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz ato de apoio à Adriana Accorsi em Goiânia
“A ideia de Adriana é de saúde em primeiro lugar. E eu, como primeira ministra da Saúde mulher, quero ver Goiânia com sua primeira prefeita mulher”, diz
Segundo ministra, candidata a prefeita pode fazer avançar projetos como saúde da família e outros como acesso a mais especialistas
Em todas áreas da saúde, fico feliz de saber que poderemos trabalhar juntas, numa parceria em benefício do povo de Goiânia”, diz
Nessa reta final da campanha, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, veio a Goiânia, na noite desta quinta-feira (26/9), para reforçar o apoio à candidata a prefeita Adriana Accorsi. O ato político reuniu centenas de apoiadores do segmento da saúde e candidatos a vereador e a vereadora da coligação Pra Cuidar de Goiânia.
Nísia Trindade deixou uma mensagem para toda a população da capital: “A ideia de Adriana é de saúde em primeiro lugar. E eu, como primeira ministra da Saúde mulher, quero ver Goiânia com sua primeira prefeita mulher”, enfatizou.
Segundo Nísia, sem saúde não temos alegria e não temos a possibilidade de construir um futuro. “Por isso a questão de governar com o cuidar é importante. O cuidar está no centro da saúde”, afirmou.
Com Adriana prefeita, Nísia Trindade disse acreditar que Goiânia pode avançar, especialmente, na saúde da família, que hoje tem 60% de cobertura e precisa chegar à 70%, meta para Goiânia.
Pode avançar também, segundo a ministra, em todos os programas federais como o de mais acesso a especialistas que, na verdade, é a oferta de um cuidado digno, que diminuí o tempo de espera para os problemas que ficam mais graves à medida que a população, felizmente, vai aumentando a sua idade, como é o caso das doenças crônicas e do câncer.
“Tudo isso requer uma forte política de cuidado, do Ministério da Saúde e da Coordenação Federal, mas requer também ações fortes e dedicadas dos municípios. Como o Hospital Municipal, que a Adriana menciona, como o cuidado integral em todas as fases da vida. O cuidado às mulheres, o cuidado aos homens, o cuidado às crianças e o cuidado aos idosos, que é uma preocupação crescente em todo o mundo, e uma preocupação do nosso presidente Lula. Em todas as áreas da saúde, eu fico feliz de saber que poderemos trabalhar juntas, numa parceria em benefício do povo de Goiânia”, disse Nísia Trindade.
Adriana ressaltou que as pessoas em Goiânia estão sofrendo pela falta de gestão na saúde, pelos desvios, pelas irregularidades, pela falta de planejamento, mas, sobretudo, pela falta de amor pela cidade de Goiânia. “É por isso que a gente precisa do seu reforço ministra”, enfatizou.
Adriana reiterou o seu compromisso com a saúde. “Nossa prioridade será proteger as vidas das pessoas, combater o negacionismo, convocar os concursados e concursadas da saúde, valorizar o pessoal da saúde, que está trabalhando em condições precárias e insalubres, trazer os programas federais pra Goiânia, os programas Mais Acesso a Especialistas, Sorridente (de saúde bucal), reestruturar o SAMU, fortalecer as unidades em cada região da cidade e construir em Goiânia o Hospital Geral Municipal”, pontuou.
Ao cumprimentar e agradecer a presença da ministra, Adriana Accorsi lembrou que Nísia Trindade está percorrendo todo o Brasil, protegendo a vida das pessoas, reconstruindo as políticas públicas, levando os projetos saúde pública para cada cidade. “E ela pôde vir aqui hoje fortalecer o nosso projeto de saúde para Goiânia. Muito obrigada, querida ministra.”
“Muito obrigada, querida prefeita”, respondeu carinhosamente a ministra. “Porque esse não é só o meu desejo, mas eu tenho certeza que é o melhor para o futuro de Goiânia”, completou.
O ato politico contou ainda com a participação da médica Marta Lua, que, em nome dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde, falou em defesa do SUS, da deputada Bia de Lima, do candidato a vice-prefeito, professor Jerônimo, do professor Pedro Wilson, ex-prefeito de Goiânia, do ex-secretário municipal de Saúde, Elias Rassi Neto, de lideranças dos partidos aliados e de sindicatos e do Conselho Municipal da Saúde.