Cinema na Praça traz programação gratuita de filmes goianos em Aparecida de Goiânia

Projeto transforma espaços públicos em grandes salas de cinema ao ar livre e oferece oficinas formativas gratuitas

Começa neste sábado (26/10) e se estende até 6 de novembro, em Aparecida de Goiânia, o projeto Cinema na Praça. Idealizada pelo Pontão de Cultura Cidade Livre, a iniciativa levará exibições gratuitas de filmes goianos a macrozonas da cidade. Mais do que uma oportunidade de assistir filmes, o evento pretende democratizar o acesso à cultura, transformando praças, escolas e espaços culturais em autênticas salas de cinema ao ar livre, onde arte e comunidade se encontram de forma única.

Além das exibições, o projeto também oferece oficinas formativas, como “Interpretação para Cinema” e “Set de Filmagem na Prática”, proporcionando à população uma imersão nas diversas áreas do audiovisual, sempre com um foco especial em tornar o cinema uma ferramenta de inclusão e aprendizado. Para o coordenador do projeto, Jefferson Lobato, “o cinema consegue transformar a realidade. Queremos que o ‘Cinema na Praça’ crie esses espaços de encontro e troca, especialmente nas regiões que menos têm acesso a experiências culturais”.

Sessões gratuitas
A estreia do evento será no Pontão de Cultura Cidade Livre, às 19h30, com os filmes Horizonte e Madruga Bikes. Confira a programação completa:

– 26/10 – Pontão de Cultura Cidade Livre, Jardim Monte Cristo (19h30): filmes “Horizonte” e “Madruga Bikes”;
– 29/10 – Escola Valdir Gonçalves de Aguiar, Jardim Tiradentes (14h): filmes “Dance Funk” e “Consumidos”;
– 30/10 – Escola Nova Olinda, Nova Olinda (14h): filmes “Dance Funk” e “Consumidos”;
– 31/10 – Escola Serra das Areias, Vila Delfiori (14h): filmes “Dance Funk” e “Consumidos”;
– 01/11 – Escola Deraldo Lisboa dos Santos, Jardim Rosa do Sul (19h30): filmes “Horizonte” e “Madruga Bikes”;
– 03/11 – Praça CEU das Artes Vera Cruz, Cidade Vera Cruz (19h30): filmes “Horizonte” e “Madruga Bikes”;
– 04/11 – Praça da Juventude, Garavelo (19h30): filmes “Horizonte” e “Madruga Bikes”;
– 05/11 – Escola Benedito Rodrigues Siqueira, Jardim dos Pomares (14h): filmes “Dance Funk” e “Consumidos”.

Filmes que emocionam!
Cada filme selecionado para o Cinema na Praça traz uma mensagem poderosa. De documentários impactantes a tramas críticas, todos têm algo em comum: refletem questões sociais relevantes, com um toque de arte e emoção. Confira as sinopses:

– Horizonte: Rui vive sozinho nos fundos da casa do irmão falecido. Com a chegada de seu sobrinho e família, sua vida se torna insuportável, levando-o a se mudar para a Vila Horizonte, um lar para idosos criado por uma ONG. Lá, ele conhece Jandira, com quem constrói uma amizade sincera e compartilha belas canções ao som de seu violão.
– Madruga Bikes: Cláudiomar Felipe, conhecido como Madruga, é um inventor e personalizador de bicicletas. Ele está renovando e reformando seu projeto mais antigo, mergulhando na paixão que o move como criador e artesão.
– Dance Funk: dirigido por Susan Santos, explora a dança funk, expressão de corporeidade negra nas periferias brasileiras, como o Passinho dos Malokas em São Paulo e o Passinho Foda no Rio de Janeiro.
– Consumidos: em um futuro onde a comida é um item de luxo e a maioria das pessoas vive à base de pílulas, Lázaro anseia pela experiência de comer e saborear alimentos de verdade.

O projeto foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do edital de Cinema e Audiovisual da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, e celebra os 20 anos do Pontão de Cultura Cidade Livre, que desempenha um papel essencial na inclusão cultural em Goiás.