Claudia Vieira e Maria Eugênia, duas das mais reconhecidas vozes femininas do canto popular goiano, realizam juntas um Circuito Musical em 12 municípios do estado
Cláudia Vieira e Maria Eugênia, duas das mais consagradas vozes da música em Goiás, iniciam em outubro um Circuito Musical que passará por 12 municípios goianos. Os shows terão início em Goiânia, no dia 02 de outubro (Quarta-feira), no Centro Cultural Martim Cererê, às 14h, como parte da programação da 1ª edição da FLIG – Feira Literária de Goiás. O projeto de Claudia e Maria Eugênia conta com o patrocínio da Equatorial Energia, por meio do Programa Goyazes, viabilizado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás, e todas as apresentações serão gratuitas.
No interior, o circuito acontecerá em parceria com o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), que organizará os espetáculos em suas unidades nas cidades de Campos Belos, Catalão, Ceres, Cristalina, Hidrolândia, Ipameri, Iporá, Morrinhos, Posse, Rio Verde, Trindade e Urutaí.
Sob a direção de Luiz Chaffin, o circuito terá a presença de um conjunto formado por músicos de alto gabarito compondo o acompanhamento das cantoras, como Sérgio Pato na percussão, Marcelo Maia no Baixo, Front Júnior no violão e guitarra e Luiz Chaffin, que além de dirigir o espetáculo também se apresenta no violão e guitarra. A turnê tem como objetivo difundir a arte e a música goiana, levando uma produção artística local em diferentes regiões do estado.
O projeto visa não apenas aproximar o público do interior do estado da produção musical local, mas também proporcionar maior visibilidade aos artistas, contribuindo para a ampliação de sua audiência e incentivando a descentralização das ações culturais em Goiás. O repertório do espetáculo percorrerá grandes clássicos da música popular brasileira, oferecendo ao público uma experiência musical de alta qualidade
As apresentações em cada município reforçam o compromisso do projeto com a democratização do acesso à cultura e a valorização do patrimônio artístico-cultural goiano, proporcionando um encontro entre artistas e comunidade em um formato acessível.
Sobre a FLIG
Goiânia receberá, nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, a Feira Literária de Goiás (Flig), um evento que promete marcar o calendário cultural goiano com diversidade, arte e literatura. Com uma programação pensada para atender a todos os públicos, a feira trará desde atividades culturais, até rodas de conversa, teatro interativo, poesia encenada, shows de artistas locais, performances de dança, coral, entre outras. Haverá ainda espaços dedicados às crianças, com contação de histórias e atividades lúdicas que estimulam o gosto pela leitura desde a infância.
O evento é organizado pelas principais Instituições Públicas de Ensino Superior de Goiás (IPES-GO) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – Fapeg. Realizada no Centro Cultural Martim Cererê, a feira será gratuita e aberta ao público, com o objetivo de fomentar o contato com a literatura e responder à crescente demanda por um espaço coletivo que favoreça o contato com a escrita literária, valorizando a diversidade cultural do Estado de Goiás.