Mechanics e Dorsal Atlântica fazem show no Martim Cererê, sexta-feira (22)

Banda conhecida pelo trabalho híbrido que une música a elementos de outras linguagens artísticas, como o cinema underground, histórias em quadrinhos, literatura marginal e performance, Mechanics comemora 30 anos na ativa com grande show no palco do underground goiano, às 19 horas

Uma das bandas mais longevas do rock underground brasileiro, Mechanics comemora os seus 30 anos de carreira em show no Martim Cererê, sexta-feira (22), a partir das 19 horas. Deixando a noite ainda mais especial, eles dividem o palco com a lendária Dorsal Atlântica, banda carioca que é uma das pioneiras da cena do thrash metal no Brasil, fundada em 1981.

Os Mechanics estão em turnê comemorativa e já passaram por São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Após o show em sua terra natal, a banda segue para o Rio de Janeiro, Niterói, João Pessoa e Natal. Todas as apresentações contam com intérprete de Libras. A organização da série de shows é da MMarte e da Taboo Produções, com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Dorsal Atlântica
Importante influência para muitas bandas, incluindo Sepultura e Korzus, a Dorsal Atlântica é uma das pioneiras da cena do Thrash Metal no Brasil. Criada em 1986, tem vários álbuns gravados. Em 1997, a banda se separou, mas retornaram em 2012, tendo lançado mais três discos desde então.

Mechanics
Influenciados por bandas alternativas como Stooges, MC5, Melvins, Mudhoney e Dorsal Atlântica, os Mechanics sempre buscaram trazer para os seus trabalhos elementos de outras linguagens artísticas, como cinema undergound, histórias em quadrinhos, literatura marginal e performance – daí a longeva parceria com o Grupo EmpreZa, coletivo de arte contemporânea nascido na Universidade Federal de Goiás – UFG.

Música para Antropomorfos, lançado originalmente em 2007, mescla música e quadrinhos, se desdobrando posteriormente em exposição, performance, trilha sonora e filme de animação. O trabalho possui duas edições no Brasil, tendo sido lançado também em Portugal e na Colômbia. Uma nova edição, em vinil, está programada para sair em 2025, no Canadá.

Com este mesmo ímpeto, os Mechanics convidaram o celebrado quadrinista gaúcho Diego Gerlach (Nóia, Pinacoderal e Alvorada dos Corações Macabros) – com cores do também quadrinista Tiago Holsi – para o desenvolvimento da identidade visual da turnê 30 anos de Mechanics. “Nunca considerei os Mechanics uma simples banda de rock. Por mais visceral que seja o nosso som, é a busca por novos desafios estéticos a grande responsável por continuarmos na ativa após três décadas de existência”, declara Márcio Jr.


30 anos na ativa

Criada em novembro de 1994, o Mechanics tem em sua formação atual o seu fundador Márcio Jr. (vocal), Katú Leão (guitarra), Nicolas Deretti (baixo) e Pedro Brito (bateria). Desde então, a banda tem construído uma carreira sólida tendo sido, inclusive, a única atração a tocar em todas as 28 edições do Goiânia Noise Festival, importante festival de música do Estado de Goiás, celebrado em todo País.

Sem hiatos desde a sua formação, o grupo já se apresentou em diversas capitais, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Aracajú, Recife, Salvador, Natal, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Brasília; e já dividiu o palco com grandes nomes do rock nacional e internacional, tais como Mudhoney, Sepultura, Paul Di’Anno (Iron Maiden), Sérgio Dias (Mutantes), Nação Zumbi, Ratos de Porão, Marillion e Guitar Wolf, dentre outros.
Com uma discografia inteiramente autoral, composta por três álbuns, dois EPs, três compactos e um cassete – além da participação em várias coletâneas, já se apresentou em diversos programa de TV (Jornal Hoje/Rede Globo, TV SENAC, Raddar, Musikaos/TV Cultura, Lado B MTV, Jornal da MTV e Alto Falante, dentre outros) e tem registros nos principais jornais e revistas do país (Veja, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, O Globo, Correio Brasiliense, Bravo!, Revista da MTV, Showbizz, Trip e Dynamite, entre outros).