Brasileiros dominam primeira etapa do STP Pro Tour 2025 em Porto Alegre

A primeira etapa do STP Pro Tour 2025, circuito internacional de skate, terminou neste domingo (23) com grande destaque para o Brasil. Disputada em Porto Alegre (RS), a competição teve skatistas brasileiros no pódio em todas as quatro provas realizadas, com três conquistas de título.

Entre os grandes nomes do evento, Rayssa Leal foi a estrela do street feminino. A duas vezes medalhista olímpica superou quedas nas fases classificatórias e mostrou sua habitual técnica e consistência na final. Com a nota 81.57, garantiu o primeiro lugar, deixando a espanhola Daniela Terol em segundo (64.37) e a brasileira Maria Lúcia, atleta gaúcha da casa, em terceiro (51.24).

No street masculino, o domínio brasileiro foi ainda mais expressivo. Giovanni Vianna conquistou o ouro com nota 88.80, seguido de perto por Carlos Ribeiro, que ficou com a prata ao somar 85.97, consolidando uma dobradinha verde e amarela no pódio.

Já no skate park feminino, a vitória ficou com a espanhola Naia Laso, que atingiu a maior nota da final (90.67). Ainda assim, o Brasil voltou a figurar entre os melhores com Yndi Asp, que conquistou a medalha de prata com 85.00.

O encerramento da etapa foi em grande estilo com Gui Khury, de apenas 16 anos, levando o título no skate park masculino. Considerado um dos grandes talentos da nova geração, o jovem skatista alcançou impressionantes 91 pontos e não deu chances aos adversários.

O resultado expressivo dos brasileiros em casa anima o cenário nacional do skate e reforça o protagonismo do país nas competições internacionais. A próxima etapa do STP Pro Tour 2025 ainda não teve local e data divulgados pela organização do circuito.