Começa na Sérvia o maior campeonato mundial de esporte escolar, a Gymnasiade

Cerca de 243 atletas escolares — 117 mulheres e 126 homens —representam o país em 21 modalidades

Acidade de Zlatibor, na Sérvia, é palco do maior campeonato mundial de esporte escolar sub-15 – a Gymnasiade, que teve início nesta sexta-feira (4) e termina no próximo fim de semana (14). Com apoio de R$ 1 milhão do Ministério do Esporte, a competição contribui para o desenvolvimento desportivo, cultural, e para o intercâmbio entre os jovens das nações participantes, que disputarão 21 modalidades esportivas.

Composta por 356 integrantes, entre estudantes-atletas, comissão técnica e dirigentes, a delegação do Brasil marca presença com uma das maiores equipes do evento, organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF). Os participantes terão a oportunidade de se conectar com atletas de diferentes países, participar de workshops, eventos culturais e criar memórias inesquecíveis.

“Esse campeonato é a porta de entrada para os atletas brasileiros. São nessas competições de base que são descobertos os talentos, os craques de amanhã. Aqui tudo começa. Por isso, o Ministério do Esporte está aqui, fomentando, contribuindo e participando efetivamente desse evento importantíssimo para o desenvolvimento do esporte educacional”, disse o secretário de Esporte Amador Educação, Lazer e Inclusão Social, Paulo Henrique Cordeiro.

“A Gymnasiade é uma experiência transformadora. Não estamos apenas competindo, estamos formando cidadãos, promovendo o diálogo entre culturas e mostrando ao mundo a força do nosso desporto escolar, que tem base sólida nas federações filiadas que nos ajudam a chegar até aqui”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho.

O vice-presidente da CBDE, Robson Aguiar, também reforçou a importância do trabalho conjunto. “Cada federação, cada escola, cada educador envolvido nesse processo é parte fundamental dessa delegação. Chegamos à Sérvia com uma delegação forte, diversa, preparada e, acima de tudo, unida por um propósito comum: representar o Brasil com dignidade, respeito e espírito esportivo”, disse.

Na última edição da Gymnasiade Sub-15, realizada em 2023 no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o Brasil conquistou o primeiro lugar no quadro de medalhas.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte