Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi realiza primeiro Campeonato de Drone Soccer
O campeonato será realizado no sábado (28). Pela manhã, serão feitas a formação de equipes, a testagem e calibragem dos equipamentos, desafios em simuladores de drones 3D e provas de desvio de obstáculos. As partidas oficiais começam às 13h
A Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi realiza, no próximo sábado (28/09), o Primeiro Campeonato de Futebol de Drone (Drone Soccer em inglês). A competição, que envolve duas equipes de três a cinco jogadores, acontece das 9h às 17h, e será dividida em dois períodos: durante a manhã, acontecem as preliminares, formação de equipes, calibragem dos drones e desafios de simuladores; à tarde, a partir das 13h, as partidas oficiais serão realizadas em uma arena de 200 metros quadrados.
No jogo, os times competem em três sets de três minutos, com o objetivo de marcar gols passando o drone-bola pelo gol adversário. A premiação acontece no mesmo dia às 16h. Iniciativa das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs), instituição de ensino profissionalizante do governo de Goiás, o evento conta com 40 participantes inscritos. O campeonato é patrocinado pela Equatorial Energia.
Aberto à comunidade e aos estudantes, a competição tem como diferencial o desenvolvimento dos drones pelos próprios alunos da EFG, com suporte de professores e técnicos. As aeronaves foram projetadas nos laboratórios da instituição, com o uso de impressoras 3D, robótica e programação para garantir a robustez dos equipamentos, essenciais para a intensidade da competição.
“Este será o primeiro campeonato nacional, pois a modalidade é relativamente nova e ainda não existem times representando o Brasil. Esperamos que Goiás forme a primeira equipe profissional do esporte no país. E tudo isso saindo de uma Escola do Futuro, que é pública e gratuita. Isso mostra os resultados positivos do ensino de robótica e novas tecnologias aos goianos, possibilitado pelo governo de Ronaldo Caiado: além de uma estrutura de ponta, nossos alunos têm tido acesso ao que existe de melhor na área”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.
Segundo o diretor Vinicius Seabra, o campeonato busca unir a habilidade de pilotagem de drones com a estratégia em equipe, remetendo ao futebol tradicional, mas com uma abordagem futurista. “A proposta é promover uma vivência com robótica e tecnologia de drones, estimulando o aprendizado prático e inovador”, afirma. A iniciativa reforça o compromisso do governo de Goiás em oferecer formação tecnológica e profissionalizante gratuita de qualidade.
As Escolas do Futuro de Goiás são unidades estaduais de ensino técnico profissionalizante ligadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021, a rede é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG), por meio de convênio.