Esporte 2024: Revelar Talentos capacita jovens atletas e fortalece o esporte nacional
Com o programa do Ministério do Esporte, o Governo Federal busca ampliar a presença de atletas brasileiros no cenário esportivo internacional
O investimento em atletas de base foi uma das prioridades do Ministério do Esporte em 2024. Desde o lançamento do programa Revelar Talentos, em abril, aproximadamente 700 jovens promissores passaram a ser atendidos, com foco no desenvolvimento para o alto rendimento. Além disso, a iniciativa recebeu recursos para a criação de oito novos núcleos, totalizando 31 núcleos em 15 estados brasileiros e abrangendo diversas modalidades esportivas.
“Esses jovens estão recebendo apoio técnico e financeiro, com o objetivo de aprimorar habilidades e ganhar experiência competitiva. É um projeto que começa pequeno, mas que alcançará uma amplitude muito grande em todo o país, funcionando como uma mola propulsora para as próximas gerações. O jovem terá o incentivo e, principalmente, o apoio do Ministério do Esporte, pois grande parte dos talentos que hoje surgem no Brasil são fruto de esforço próprio, sem uma mão amiga para ajudar”, destacou o ministro do Esporte, André Fufuca.
Um dos núcleos do programa inaugurado recentemente foi o Centro de Formação Olímpica do Nordeste, em Fortaleza (CE), desenvolvido em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), a Secretaria de Esportes do Ceará e o Instituto Dragão do Mar. O programa beneficiará 30 crianças e adolescentes, divididos igualmente entre tênis de mesa, BMX e skate. Esses jovens terão um ano de especialização técnica, com treinos cinco dias por semana, abrangendo preparação física, tática e técnica, sob a supervisão de treinadores e preparadores físicos especializados.
Investimento na base
A secretária de Excelência Esportiva, Iziane Marques, enfatizou a importância do programa no sistema esportivo brasileiro. “Ele atinge justamente a base, onde os atletas ainda não possuem maturidade nem os patrocínios necessários para alcançar o alto rendimento. O programa supre essa necessidade, aportando recursos para que esses jovens consigam dar o próximo passo”, afirmou.
Além do apoio direto aos atletas, o programa inclui suporte a eventos esportivos e de capacitação, como cursos, congressos, intercâmbios e seminários. Os recursos financeiros também garantem a participação ativa da comunidade esportiva, variando de acordo com as características de cada projeto e envolvendo o custeio de recursos humanos, materiais e equipamentos.
Ao incentivar o desenvolvimento de novos talentos, o governo busca ampliar a presença de atletas brasileiros no cenário esportivo internacional, fortalecendo o futuro do esporte no país. “Diferentemente do Bolsa Atleta, que é um incentivo individual, o Revelar Talentos contempla o atleta, a equipe, os técnicos e todos os profissionais envolvidos. É um sistema completo para o desenvolvimento do atleta”, concluiu Iziane. Os núcleos funcionam em parceria com 17 entidades, entre universidades, Institutos Federais, estados e Centro de Treinamentos.
Balanço anual
Nos próximos dias, embarcaremos juntos em uma série especial de matérias que celebram as ações, projetos e resultados que marcaram o ano do Ministério do Esporte. Compartilharemos os marcos mais relevantes que consolidam nosso compromisso com o esporte brasileiro.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte