Jogo Limpo: a responsabilidade de cada um é fundamental para assegurar a integridade no esporte

A presidente da ABCD – Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Adriana Taboza, é a entrevistada do novo episódio do podcast Jogo Rápido e detalha a importância do Dia Mundial do Jogo Limpo.

Desde 2014, sempre no mês de abril, a Agência Mundial Antidopagem e a comunidade global antidopagem comemoram o Play True Day – o Dia Internacional do Jogo Limpo. A data é dedicada à conscientização de atletas, do público esportivo e da sociedade em geral sobre a importância de proteger o esporte contra a dopagem.

Com o passar dos anos, a celebração evoluiu para um movimento global que atinge milhões de pessoas a cada edição. Em 2024, no 10º aniversário do Dia Internacional do Jogo Limpo, mais de 100 países e 50 organizações participaram, criando uma onda global de conscientização sobre a importância de manter as atividades esportivas a salvo das substâncias proibidas.

A campanha gerou quase 200 milhões de impressões e 260 mil interações nas mídias sociais de acordo com os dados reunidos pela Agência Mundial Antidopagem.

Neste ano, o foco da campanha foi alterado. Mudou do “nós” (coletivo) para o “você” (individual), com o objetivo de destacar o papel vital, a responsabilidade de cada pessoa — no exercício de suas respectivas funções (autoridades, representantes esportivos, atletas, rede de apoio e cidadãos em geral) — na defesa do esporte limpo. Por isso, o lema de 2025 é: “Jogo Limpo – Começa com você”.

Esse é o principal tema da conversa com Adriana Taboza, presidente da ABCD – Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – no novo episódio do Jogo Rápido, o Podcast do Ministério do Esporte.

Para ouvi-lo, basta acessar a página do Ministério do Esporte, a Rede Nacional de Rádio – da EBC, ou ainda o tocador de podcast da sua preferência.