Alta foi registrada na comparação do mês de agosto de 2025 com o mesmo período do ano anterior O setor de serviços em Goiás cresceu 4,1% em agosto de 2025, na comparação com o mesmo mês de 2024, e superou a média nacional de 2,5% no período. O estado também acumulou alta de 2,8% entre janeiro e agosto, resultado também superior à média brasileira (2,6%). No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento goiano foi de 1,9%, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (14/10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e validada pelo Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB). A alta foi impulsionada principalmente pelo grupo de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que registrou avanço de 6,5% na comparação interanual e crescimento de 5,6% no acumulado no ano e 2,9% nos últimos 12 meses. Esse segmento inclui atividades relacionadas ao transporte rodoviário de cargas e passageiros, aquaviário, aéreo, além de serviços de armazenagem, correio e apoio logístico. O resultado representa a segunda variação positiva consecutiva e a oitava alta em nove meses. “Esse cenário positivo reflete o empenho do Governo de Goiás para criar condições favoráveis que permitam ao setor de serviços continuar crescendo e, assim, gerar mais empregos e renda para a população goiana”, destaca o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho. “Estamos intensificando esforços para promover a manutenção e o fomento do setor de serviços em Goiás, que possui um enorme potencial. Seguimos avançando ainda mais na oferta de empregos, redução da desocupação e capacitação dos goianos”, destaca o secretário-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, ao avaliar o cenário positivo. Outro grupo que apresentou crescimento expressivo foi o de serviços profissionais, administrativos e complementares, que cresceu 6,1% em agosto na comparação com o mesmo mês de 2024. Esse segmento engloba serviços técnico-profissionais, aluguéis não imobiliários e serviços de apoio às atividades empresariais. No mesmo período, também houve alta no setor de serviços de informação e comunicação (5,7%), que inclui atividades de telecomunicações, tecnologia da informação, audiovisual, edição e agências de notícias. A Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE, produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.
A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Governo de Goiás, realiza nesta sexta-feira, 17, a entrega de 660 cartões sociais a famílias beneficiárias dos programas Mães de Goiás, Goiás +Inclusivo e Dignidade.
O evento contará com a presença da primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, e será realizado das 9h às 15h, no Ginásio do CEPMG Pedro Xavier Teixeira (PXT), localizado à Rua Pedro Ludovico, Qd. 08-A, s/n, Jardim Todos os Santos.
Os cartões serão entregues tanto a novos beneficiários quanto àqueles que ainda não haviam retirado seus benefícios.
Além da entrega dos cartões, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS) também vai oferecer diversos serviços gratuitos à população, que vão desde benefícios sociais até cuidados de beleza. Confira:
Carteira de Identidade – o que levar:
-Certidão original legível, compatível com o estado civil atual da pessoa
-Comprovante de endereço
-CPF
(Esses documentos são obrigatórios em todos os casos.)
Atendimento VAPT VUPT:
Detran
GoiásPrev
Emissão de boleto do Ipasgo
OVG (Organização das Voluntárias de Goiás):
Distribuição de 1.000 unidades do Mix do Bem
Entrega de guias de orientação em Boas Práticas
De acordo com a secretária Simone Assis, a iniciativa reforça o compromisso da
gestão municipal em promover dignidade, inclusão e cidadania às famílias em situação de vulnerabilidade. “Nosso trabalho é fazer com que os benefícios e serviços cheguem a quem realmente precisa. Quando o Governo do Estado e a Prefeitura se unem, tudo acontece de forma mais rápida e com mais resultado. Esse tipo de ação ajuda muita gente que, às vezes, não tem tempo ou condições de ir até um órgão público resolver suas pendências. Aqui, a pessoa vem, resolve tudo em um só lugar e já sai com o benefício garantido”, destacou a secretária e primeira-dama municipal.
A ação representa mais um importante exemplo da parceria entre o Governo de Goiás e a Prefeitura de Senador Canedo, unindo esforços para levar benefícios concretos à população e fortalecer a rede de proteção social no município.