Cinco pessoas morrem em colisão de aviões em Tóquio

Tóquio, Japão – Cinco pessoas morreram na colisão de dois aviões no aeroporto de Tóquio, no Japão, na tarde desta terça-feira (2). O acidente ocorreu por volta das 15h (horário local), quando um avião comercial da Japan Airlines (JAL), com 379 pessoas a bordo, colidiu com um avião de patrulha marítima da Guarda Costeira japonesa, com seis pessoas a bordo.

O avião da JAL, um Boeing 787-8, estava tentando pousar na pista 34R do aeroporto quando colidiu com o avião da Guarda Costeira, um Bombardier Dash-8. O impacto causou um incêndio de grandes proporções em ambos os aviões.

Todos os passageiros e tripulantes do avião da JAL conseguiram escapar, mas 14 pessoas ficaram feridas. Cinco tripulantes do avião da Guarda Costeira morreram, e o capitão, Genki Miyamoto, 39 anos, foi hospitalizado com ferimentos graves.

A causa do acidente ainda está sendo investigada, mas as autoridades acreditam que pode ter sido causado por um erro humano ou por um problema técnico.

O acidente é o mais grave ocorrido no aeroporto de Tóquio desde 1995, quando um avião da Japan Airlines caiu na costa do Japão, matando 520 pessoas.

Detalhes do acidente

De acordo com informações divulgadas pelas autoridades, o avião da JAL estava se aproximando da pista 34R do aeroporto de Tóquio quando colidiu com o avião da Guarda Costeira, que estava decolando da mesma pista.

O impacto ocorreu na parte traseira do avião da JAL, causando um incêndio de grandes proporções. O avião da Guarda Costeira também pegou fogo, mas conseguiu pousar na pista 34L.

Todos os passageiros e tripulantes do avião da JAL conseguiram escapar usando escorregadores infláveis. 14 pessoas ficaram feridas e foram levadas a hospitais da região.

Cinco tripulantes do avião da Guarda Costeira morreram no acidente. O capitão, Genki Miyamoto, 39 anos, foi hospitalizado com ferimentos graves.

Investigação

A causa do acidente ainda está sendo investigada, mas as autoridades acreditam que pode ter sido causado por um erro humano ou por um problema técnico.

A Agência de Aviação Civil do Japão (JCAB) está investigando o acidente e deve divulgar um relatório preliminar nas próximas semanas.

Reações

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, expressou suas condolências às famílias das vítimas do acidente.

“Estamos trabalhando duro para esclarecer a causa do acidente e tomar medidas para garantir a segurança da aviação”, disse Kishida.

A Japan Airlines também lamentou o acidente e disse que está cooperando com as autoridades na investigação.

“Estamos profundamente entristecidos com o trágico acidente e estamos orando pelas pessoas que morreram”, disse a empresa em um comunicado.