Especialista Revela as Melhores Áreas para Empreender no Brasil

O cenário empreendedor no Brasil está em constante evolução e repleto de oportunidades. Com a economia em ascensão, muitos brasileiros estão enxergando no empreendedorismo uma alternativa promissora e gratificante para suas carreiras.

De acordo com um levantamento do Sebrae, os pequenos empreendimentos contribuem com uma renda de cerca de R$420 bilhões por ano, correspondendo a aproximadamente um terço do Produto Interno Bruto do Brasil. Esses dados ressaltam a relevância dos pequenos negócios na economia.

Cada vez mais, os brasileiros estão buscando oportunidades no empreendedorismo, pois essa escolha oferece a liberdade de alinhar o trabalho com valores pessoais e objetivos de vida, resultando em uma profunda sensação de realização.

Ser o próprio chefe oferece a autonomia necessária para ajustar os horários de trabalho conforme as demandas pessoais e profissionais, desde que haja uma boa gestão. Essa flexibilidade é especialmente valiosa para quem precisa conciliar diferentes responsabilidades, como família e estudos, e contribui significativamente para uma melhor qualidade de vida.

Antes de começar a empreender, é essencial entender as tendências do mercado, pois vai além das superficialidades e permite identificar oportunidades reais de inovação e adaptação, fundamentais para o sucesso empreendedor. Com isso em mente, pedimos para Renan Kaminski, CMO da 4blue, empresa especializada em gestão de pequenas e médias empresas, uma análise detalhada sobre as áreas mais propícias para investir e empreender no país neste momento.

“O primeiro ponto a ser destacado é que o digital é a maior oportunidade do milênio até agora – é um setor que não para de crescer e está longe de ficar saturado. Sua empresa não precisa ser exclusivamente online, mas ela precisa estar vendendo na internet de alguma forma ou utilizando aplicativos. Se você abrir um negócio totalmente offline ou se tem uma empresa que ainda não se digitalizou, está deixando de ganhar muito dinheiro. Mas além disso, sua empresa precisa ter um propósito verdadeiro para que você consiga entregar o melhor para o cliente e prosperar, mas independente da área, agir com responsabilidade social e ambiental é muito importante e também é um fator importante de decisão de compra”. – Renan Kaminski