Mais um corpo é encontrado em destruição de ponte entre MA e TO; mortes sobem para 13

As buscas continuam por quatro desaparecidos após o desabamento no Rio Tocantins

Na manhã desta sexta-feira (3), equipes de resgate localizaram mais um corpo nos escombros da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na divisão entre os estados do Maranhão e Tocantins. Com essa nova vítima, o número de mortes confirmadas subiu para 13, enquanto quatro pessoas seguem desaparecidas.

A informação foi confirmada pelo Comando do 4º Distrito Naval da Marinha, que coordena os trabalhos de busca e resgate na região do acidente. Segundo nota divulgada, mergulhadores realizaram incursões na área dos destroços e conseguiram trazer o corpo à superfície.

Histórico do acidente

A ponte, que liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), desabou na tarde de 22 de dezembro de 2024. Inaugurada em 1961, a estrutura já apresentava sinais de desgaste e, segundo o Ministério dos Transportes, não se comportava mais o intenso fluxo de veículos.

Investigação em andamento

Para apurar as causas do colapso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou, em 24 de dezembro, a Portaria nº 6194, que instituiu um grupo de trabalho responsável por descobrir evidências e analisar documentos relacionados ao caso.

O relatório final será apresentado em 120 dias, podendo ser prorrogado por igual período, e deverá indicar as responsabilidades pelo desastre.

Reconstrução emergencial

O Consórcio Penedo-Neópolis foi contratado, no último dia 31, para executar as obras de proteção da ponte. O projeto emergencial está orçado em R$ 171 milhões, com previsão de conclusão até dezembro de 2025.