O ex-secretário de Estado Henry Kissinger, que morreu aos 100 anos
O ex-secretário de Estado Henry Kissinger, que morreu aos 100 anos na quarta-feira, deixa para trás um legado que inclui um Prêmio Nobel da Paz e um impacto duradouro na política externa dos EUA – mas o diplomata também era conhecido por ser um grande mulherengo em sua juventude no Capitólio Colina.
Kissinger se casou duas vezes depois de se divorciar de sua primeira esposa em 1964, mas antes de se casar com sua agora viúva Nancy, 89 anos, ele cortejou várias celebridades e mulheres de sucesso – o que lhe valeu o título de “o maior swinger de Washington”, de acordo com um artigo do WWD . de 1971.
“…Quando se trata de discutir sua vida como ‘Playboy da Ala Ocidental’, [Kissinger] se ilumina”, afirma o artigo, retirado de uma entrevista com o então funcionário da Casa Branca. “É um assunto que tem grande apelo para ele.”
Kissinger namorou algumas mulheres conhecidas antes de se estabelecer. Durante seus tempos de solteiro, ele foi visto com pessoas como Candice Bergen, Shirley MacLaine, Jill St. John, Marlo Thomas, Liv Ullman e Samantha Eggar, bem como Diane Sawyer, então funcionária da Casa Branca, de acordo com a Reuters.
Pessoas próximas ao diplomata, no entanto, disseram que a personalidade de playboy que Kissinger tinha foi inventada principalmente pela mídia, informou o meio de comunicação.
Ainda assim, em uma pesquisa de 1972 do Playboll Club Bunnies, Kissinger saiu no topo como a escolha dos coelhinhos para “o homem com quem eu mais gostaria de sair”, de acordo com a Associated Press.
Na entrevista do WWD – na qual Kissinger pergunta à jornalista Kandy Stroud se ela estava tentando “seduzi-lo”, observando que ele gostava “muito” de seus HotPants – o membro do gabinete de Nixon revelou sua imagem de solteiro.
“Na verdade, se você perguntar a Henry se ele gosta de ser chamado de ‘o maior swinger de Washington’, ele responderá descaradamente: ‘Isso não é um elogio. Isso é um elogio fraco’”, escreveu Stroud.
Havia rumores de que Kissinger estava namorando – e até mesmo casado secretamente com – a Bond girl Jill St. John no momento da entrevista.
Ambos negaram os rumores, com St. John dizendo ao WWD que o que eles tinham era uma “grande amizade” e nunca foi e nunca seria um “grande romance”.
O “símbolo sexual da administração Nixon”, conforme descrito por Stroud, acabou se casando com a filantropa nascida em Manhattan e funcionária do Rockefeller, Nancy Maginnes, em 1974.
A dupla se conheceu quando Kissinger era professor em Harvard, onde Magginnes era estudante.