Organizações da Sociedade Civil reativam campanha silenciada pelo governo no marco dos 60 anos do golpe

Organizações da Sociedade Civil reativam campanha silenciada pelo governo no marco dos 60 anos do golpe

Iniciativa do Pacto pela Democracia fará ações nas redes e nas ruas com o slogan  “Sem memória não há futuro”

O Pacto pela Democracia, coalizão que reúne 200 organizações da sociedade civil, lança a campanha “Sem memória não há futuro” e fará ações nas redes e nas ruas nos próximos domingo (31) e segunda-feira (1). O nome da iniciativa é propositadamente similar ao que seria adotado pelo Ministério dos Direitos Humanos, mas as ações foram canceladas pelo Governo Lula.

Em trecho do manifesto construído coletivamente (veja o texto na íntegra abaixo), as organizações justificam: “A ausência de comprometimento genuíno com a responsabilização daqueles que subverteram a democracia há seis décadas pavimentou o caminho para uma nova tentativa de golpe. Por isso, para assegurar a preservação da democracia, é imperativo adotar uma agenda robusta que fortaleça os pilares do Estado Democrático Brasileiro, que foram atacados em 1964 e ainda enfrentam ameaças nos dias atuais.”

No início do mês, o Pacto pela Democracia cobrou a Secretaria-Geral da Presidência, a Secretaria de Comunicação e o Ministério dos Direitos Humanos sobre o planejamento de ações para a data e não obteve respostas.

Assinam a campanha organizações como Coalizão Brasil por Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia;  Movimento Mulheres Negras Decidem; Washington Brazil Office; Artigo 19 Brasil e América do Sul; e Open Knowledge Brasil.