Goiânia, capital da inovação nos projetos imobiliários

A jovem capital goiana, completa 90 anos com um  vigor típico de sua juventude. A cidade mais populosa, com 1.437.237 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem também a maior participação no PIB do Estado. São cerca de 52 milhões em riquezas produzidas, o que classifica a capital como a 13ª entre as cidades brasileiras, de acordo com o IBGE.

Sua consolidação e crescimento econômico são atrativos para grandes investimentos. Aliado a outros fatores como a qualidade de vida oferecida, Goiânia tem sido alvo de projetos imobiliários de alto nível, que trazem mais beleza estética para a cidade, projetos inteligentes para trazer mais praticidade e conforto aos usuários, e notoriedade nacional, observa o empresário e especialista do setor imobiliário, Ricardo Teixeira.

Na visão de Teixeira, Goiânia é uma capital que vai fazer 90 anos e se compara, proporcionalmente, ao crescimento de São Paulo que tem quase 470 anos. Ele ainda observa que a cidade tem muito a crescer e que este é só o começo da história desta capital jovem.

“Temos o agronegócio que é o motor do Brasil e a base da nossa economia, uma área de saúde muito forte, que atende pacientes de todo território nacional, e mais qualidade de vida, algo que as pessoas buscam para suas vidas. Muitos executivos estão vindo para Goiânia atraídos pelos seus próprios negócios e outros pela qualidade de vida”, avalia.

Os projetos imobiliários agora recebem assinaturas de relevância, agregando mais valor e inovação aos lançamentos. Marcas como Pininfarina, Grupo Emiliano, a internacional Broadway Malyan  Arquitetura, e até o rei Roberto Carlos já trouxeram seus nomes para projetos imobiliários na cidade.

O diferencial, segundo Ricardo Teixeira é o que essas marcas proporcionam com a curadoria que realizam para cada projeto que assinam, “pois têm a expertise das demandas do perfil de clientes de alto padrão, o que agrega muito valor à nossa capital goiana.”

Canteiro de obras mais modernos

Nos canteiros de obras, Goiânia se tornou também um lugar de vanguarda. A Porsche trouxe a primeira consultoria de obras para o Centro-Oeste, no empreendimento Sagô Marista. É o primeiro projeto a receber a consultoria que passa pela implementação do “Lean Construction” (construção enxuta), método  japonês utilizado para otimizar processos e reduzir desperdícios.

Mas a inovação chegou também a projetos voltados à primeira moradia. Uma das operações com know hall mundial é a da MRV, que decidiu atuar em Goiânia desde 2006 e veio para ficar, informa o gestor regional Centro-Oeste de obras da empresa, Antônio Caio Mendes Ribeiro.

Com mais de quatro décadas de mercado, a MRV, maior construtora da América Latina, acumula um histórico robusto de inovações, se posicionando na vanguarda da indústria nacional. A companhia com operações nas mais importantes cidades brasileiras, tem na regional Centro-Oeste, da qual Goiânia e o Estado de Goiás fazem parte, uma das suas mais consolidadas e rentáveis regiões. “Em dezesseis anos, a MRV Goiás já lançou 65 empreendimentos, sendo 30 deles na capital Goiânia. São cerca de 9 mil unidades habitacionais lançadas e mais de 5 mil empregos diretos gerados no período”, relata Ribeiro.

Goiânia foi escolhida pela empresa para o desenvolvimento do projeto piloto do programa Linha Verde, que traz a aplicação do conceito de Lean Construction nos canteiros de obras, com o objetivo de aprimorar a linha de produção, agregando mais qualidade aos métodos construtivos e redução no tempo de obra. Com os resultados positivos, a empresa já ampliou a adoção do Linha Verde para quase a totalidade de seus empreendimentos no País. Parte do programa consiste na adoção do método de construção parede de concreto, que utiliza formas de alumínio para execução da estrutura moldada in loco, com kits prontos de elétrica e hidráulica. Com aplicação do sistema foi possível uma redução de cerca de 150 dias para 68 dias no prazo de construção de cada bloco de apartamentos.

Projetos que chamam a atenção

Conheça alguns empreendimentos que atraem  o olhar de quem deseja morar, trabalhar ou investir.

1 – Plateau D’or  

O complexo residencial integra a região dos condomínios horizontais de alto padrão da cidade, localizada na saída da GO-020 para Bela Vista.  Ocupa uma área de 1,6 milhões de metros quadrados em uma das últimas áreas disponíveis para expansão na região sudeste da capital. O projeto urbanístico do empreendimento é assinado pelo Broadway Malyan, sexagenário escritório inglês de arquitetura mundialmente premiado. Além das unidades habitacionais distribuídas em duas áreas, o projeto conta com um Hub, uma centralidade comercial, de negócios, serviços e lazer que contará com  185 mil m², e que será um dos diferenciais do projeto.

2 – Horizonte Flamboyant

O Residencial Horizonte Flamboyant foi entregue em 2022 pela Incorporadora Emoções, que tem em seu quadro societário o cantor Roberto Carlos, junto com a GPL Incorporadora, a GMP Incorporação e a Trinus CO. Construído de frente para o Parque Flamboyant, no Jardim Goiás, o edifício possui 51 mil m² de área construída distribuídos em 46 pavimentos, o empreendimento foi edificado em 46 meses. Indo além da obra física, o projeto priorizou o respeito à natureza, a sustentabilidade e a eficiência. Diretor da GPL Incorporadora, Guilherme Pinheiro de Lima, conta que a parceria entre a Emoções Incorporadora e as empresas goianas, iniciou com o interesse do próprio Roberto Carlos em desenvolver um projeto em Goiânia, por enxergar o potencial da cidade.

O projeto, inclusive, venceu recentemente a mais importante premiação do setor no País, sendo premiado na categoria de Empreendimentos Residenciais do 29° Prêmio Master Imobiliário. A premiação também habilitou o empreendimento a concorrer ao Prix d’Excellence, versão internacional do Master Imobiliário, promovida pela FIABCI Mundial.

3 – Cidade Opus

Este é o maior da história da Opus Incorporadora, situado em um terreno de 7 mil metros quadrados entre as avenidas 85 e Mutirão, e bem de frente à Ricardo Paranhos, em uma quadra que faz o encontro da via agro, corporativa, do luxo e bem-estar de Goiânia. Com o projeto, a construtora foi vencedora do Prêmio Master Imobiliário 2023, na categoria Profissional/Produto como melhor empreendimento do País.

Desenhado para ser um life center completo para se morar, trabalhar e conviver, foi desenvolvido a partir do tripé do design, biofilia e tecnologia, e contou com inspiração em mixed-use que são referências nacionais e internacionais. O empreendimento terá a assinatura Frederico Bretones na arquitetura, de Benedito Abbud no paisagismo, de Léo Romano na arquitetura de interiores e mobiliário de Jader Almeida para as áreas comuns. Contará com 3 torres, uma com residências compactas de luxo, uma com salas e lajes corporativas e outra residencial a ser lançada na segunda etapa. Um boulevard com mall com 11 lojas selecionadas após curadoria da Opus, para garantir o alto padrão de qualidade do mix, será implantado entre as torres do empreendimento com um rico paisagismo em seu entorno. Implantando no mesmo nível da rua, favorecerá o fluxo de pedestres, integrando-se à vizinhança.