No Mutirão, prefeito Rogério comemora entrega de novas escrituras e sorteio de lotes à população: “Estamos juntos realizando sonhos de pessoas”

Foi aberto oficialmente, neste sábado (18/5), o quarto Mutirão de Goiânia em 2024, no Residencial Buena Vista, Região Oeste da capital. E entre os mais de 200 serviços gratuitos oferecidos na ação, está o de regularização fundiária. Em uma fala que emocionou os presentes, o prefeito Rogério comemorou a entrega, na ocasião, de 90 escrituras para moradores da região que esperavam pela regularização de suas moradias havia quase 15 anos, assim como o sorteio de quase 200 famílias que foram contempladas com lotes no programa Casa da Gente. “Nós estamos, juntos, realizando sonhos de pessoas”, disse.

O número de escrituras entregues na atual gestão passa da marca histórica de 10 mil, e a expectativa é de que, até o fim do ano, esse número beire 20 mil. Durante discurso no Mutirão, Rogério destacou o trabalho contínuo das equipes da Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária para agilizar os processos, e fez um alerta contra golpes usando o nome da Prefeitura.

“Se alguém chegar na sua casa, dizer que é da Prefeitura de Goiânia, dizer: ‘Vim aqui ajudar a tirar sua escritura, tem que preencher essa ficha aqui’, e se cobrar alguma coisa, faz o seguinte: vá na cozinha, diz que vai pegar um cafezinho, pega o telefone e liga para a polícia, porque as escrituras que a Prefeitura entrega são de graça”, destacou.

João Gonçalves de Souza foi um dos beneficiados. Muito emocionado, ele agradeceu ao prefeito Rogério, e disse que não sabia mensurar a felicidade por morar 14 anos em sua casa e, agora, definitivamente receber sua escritura. “Estou muito feliz por ter tido a minha situação regularizada”, disse.

Lizenita Pereira, que mora também há 14 anos na região, foi outra a comemorar. “De fato a casa agora é minha. Estou muito feliz e agradecida pela Prefeitura de Goiânia”, falou. Almerinda Ribeiro da Silva, por sua vez, mora há 12 anos em sua casa, e também não escondeu sua felicidade única. “Já tinha perdido a esperança. Agora posso dizer que tenho casa de fato. Vou colocar a escritura em um quadro de tão feliz que estou”, revelou.

Presente no Mutirão, a primeira-dama Thelma Cruz também se emocionou com o momento da entrega das escrituras, e enfatizou o papel da Prefeitura de Goiânia na proteção dos direitos da população. “Muitos pais que estão aqui querem uma casa, no nome deles, para deixar para as suas gerações futuras, que são os seus filhos. Esta administração tem responsabilidade de entregar na mão da família goianiense a escritura, dando o direito de dizer que essa casa é propriedade particular, exclusiva, sua e da sua família.”

Secretário extraordinário de Regularização Fundiária, Carlin Café foi outro que destacou a importância da ação, e lembrou da missão dada a ele por Rogério. “O prefeito atinge a marca de 10 mil escrituras em apenas três anos. Na segunda-feira, o prefeito me chamou em seu gabinete e disse: ‘Olha, Carlin, você tem uma missão. O Buena Vista vai receber o Mutirão, e nós temos a responsabilidade de resolver a vida daquele cidadão que há 14 anos espera por sua tão sonhada escritura’”, disse.

O processo de regularização na região do Buena Vista é de cerca de 1,4 mil escrituras, com 90 sendo entregues neste sábado (18/5). Os que ainda tramitam estão em fase de entrega de documentos por parte das famílias.

Sorteio de lotes
A regularização fundiária foi apenas um dos benefícios que a população da região do Residencial Buena Vista teve acesso. Aconteceu também, neste sábado, no quarto Mutirão de Goiânia de 2024, o sorteio de 184 famílias, que se inscreveram ou realizaram a atualização de suas inscrições até a última quinta-feira (16/5), que irão compor a relação de contemplados com lotes, no Programa Casa da Gente.

Outras 100 serão selecionadas para o cadastro de reserva, e serão convocadas caso alguma família seja desclassificada por não atender aos critérios do programa. As famílias que, ao final do processo seletivo atenderem aos critérios do programa, serão contempladas com lotes localizados no Jardim Colorado I, Setor Grajaú e Residencial Jardins do Cerrado 3.

Na ocasião, o prefeito Rogério explicou os procedimentos para o acesso aos nomes dos contemplados. “Se você tiver qualquer dúvida agora, vai estar a lista ali na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, a Seplanh. Se não quiser esperar aqui no Mutirão, você pode entrar no aplicativo da Prefeitura ou no site. Terá uma aba lá, Habitação, e vai ter lá o sorteio. Aí você vai ter o nome das pessoas que foram sorteadas agora”, detalhou.