Prefeito Rogério recebe certificado que premiou Goiânia com o Selo Ouro de Cidades Inteligentes
Capital é contemplada pela segunda vez consecutiva pela plataforma Connected Smart Cities, em reconhecimento aos avanços da prefeitura nas áreas de tecnologia, inovação e governança
O prefeito Rogério recebeu o Selo Ouro de cidades inteligentes, certificado concedido a Goiânia, pela segunda vez consecutiva, pela plataforma Connected Smart Cities (CSC), em reconhecimento aos avanços tecnológicos alcançados pela prefeitura para tornar a capital cada vez mais tecnológica.
O certificado foi repassado ao prefeito pela equipe do Escritório de Prioridades Estratégicas (EPE) e da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), em ato nesta segunda-feira (18/11), no Paço Municipal.
A cerimônia de premiação da 3ª edição do Selo Connected Smart Cities (CSC) ocorreu em setembro, em São Paulo, com a presença de representantes da Prefeitura de Goiânia e de outras 44 cidades participantes.
Ao receber o certificado, o prefeito agradeceu o empenho da equipe do Escritório de Prioridades Estratégicas, destacando a importância da premiação para Goiânia, e afirmou que o selo de cidade inteligente será uma das marcas da atual gestão. “A próxima meta é que Goiânia seja premiada com o Selo Diamante”, pontuou Rogério.
A superintendente de Cidade e Inovações da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), Jordana Vilela Mendonça Silva, sustentou que a meta em busca do Selo Diamante está próxima de ser alcançada e que a premiação é resultado da valorização e do apoio do prefeito. “O Selo Ouro é concebido pelo Connected Smart Cities, e o certificado mostra que Goiânia tem investido em projetos de cidade inteligente, investido em inovações e ciências para trazê-las para a nossa capital”, afirmou Jordana Vilela. “O selo mostra que Goiânia é uma excelente cidade para se investir em várias áreas”, arrematou.
Servidor de carreira da prefeitura, André Gustavo disse que o Escritório de Prioridades Estratégicas vem acompanhando o selo Connected Smart Cities desde a primeira edição do prêmio, que avalia boas práticas de cidade inteligente. Lembrou que Goiânia conquistou o Selo Prata, em 2022, e o Selo Ouro, em 2023, repetindo o mesmo feito neste ano. “Goiânia tem amadurecido em vários elementos das seis dimensões que são analisadas, como maturidade, ecossistema de inovação e a própria evolução no Connected Smart Cities, que nos deu a premiação do Selo Ouro”, pontuou.
Certificação
O Selo Connected Smart Cities, que tem parceria da Spin – Soluções Públicas Inteligentes, avalia os municípios em seis dimensões principais: planejamento de cidades inteligentes, governança, ecossistema de inovação, infraestrutura e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), maturidade para parcerias e a evolução no ranking de cidades inteligentes.
Com a certificação de 2024, a mesma conquistada em 2023, após o Selo Prata de 2022, Goiânia mantém sua posição de destaque entre as cidades que mais investem em tecnologia, inovação e governança, reforçando seu papel como referência nacional. Os selos são divididos nas seguintes categorias, em ordem crescente: Aspiracional, Bronze, Prata, Ouro e Diamante.
Destaques
O reconhecimento como cidade inteligente se dá por iniciativas implantadas pela Prefeitura de Goiânia para a modernização e inovação em diversas áreas, como no transporte público e mobilidade. Um dos destaques mais recentes é o sistema de transporte BRT Norte-Sul, que já opera com 10 ônibus elétricos e 50 movidos a combustão, 100% nacionais. A obra foi entregue pela Prefeitura de Goiânia no final do mês de agosto deste ano. Os veículos são equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e carregadores de celular.
Modalidades de bilhetagem como o já premiado Passe Livre do Trabalhador, o Cartão Família, o Bilhete Único e a modernização do sistema de pagamento, que permite o uso de cartões de crédito ou débito por aproximação, também contribuem com a certificação.
Outros avanços tecnológicos se destacam, como a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que facilita a produção e gestão de documentos e processos eletrônicos. Além disso, a criação de laboratórios makers nas escolas municipais promove inovação na educação, com o objetivo de formar alunos com competências digitais e colocar Goiânia como modelo de referência em projetos inovadores para o país.