Prefeitura de Goiânia avança com obras de revitalização asfáltica

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), avança com obras de revitalização asfáltica por toda a cidade. O amplo programa de reconstrução da malha viária, implementado pela atual administração, engloba os projetos 630 KM e 500 KM. A gestão municipal prevê a reconstrução asfáltica de 1,2 mil ruas e avenidas em todo o município. A previsão para conclusão é para o final de 2024.

O Programa 630 km, que está em fase final, conta com 496 vias reconstruídas, o que representa 84,33% da execução, sendo que 78,40% das ações foram feitas na gestão do prefeito Rogério. Somado ao programa 500 KM, que faz parte do programa Goiânia Adiante, os programas devem beneficiar mais de 200 bairros em toda capital. Ao todo, a prefeitura já concluiu mais de 5,8 milhões de metros quadrados de asfalto novo do Projeto 630 KM, e 162,9 mil metros quadrados de asfalto do programa 500 KM, o que representa mais de 30 quilômetros de ruas com asfalto renovado.

Atualmente, o projeto 630 KM concentra suas atividades no terceiro trecho da Avenida Perimetral Norte, entre a Avenida Pedro Paulo Souza, no Setor Goiânia 2, e o Viaduto Íris Resende, na altura da Avenida Goiás Norte. De acordo com a programação, essa semana será feita a sinalização de desvio para início aos trabalhos na pista contrária, no sentido Viaduto Iris Rezende ao Goiânia 2, com previsão para finalizar em 21 dias.

Os trabalhos consistem na retirada do asfalto velho, reconstrução da base da estrutura e colocação de uma camada de cinco centímetros de massa asfáltica. O objetivo é garantir a qualidade do pavimento para suportar o trânsito de caminhões. Ao todo, o projeto está orçado em R$ 260 milhões.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura Urbana de Goiânia, Denes Pereira, o programa põe fim a uma reivindicação antiga da população. “Nós sabemos da importância dessa avenida. Essa revitalização foi determinada pelo prefeito Rogério, sendo uma prioridade dessa gestão. É uma obra esperada há anos. Essa via concentra um tráfego muito intenso, funcionando como uma espécie de anel viário. Nosso objetivo é melhorar a qualidade do asfalto e a segurança para quem trafega pela região”, pontuou.

Programa 500 KM

O programa 500 KM prevê a reconstrução asfáltica em mais de 600 vias de 107 bairros, tendo como destaque a recuperação das Avenidas Independência, 85 e T-9, com um custo total de R$ 357 milhões, com previsão de entrega de todas as obras até o final de 2024. As ações na Avenida Independência, iniciaram em 31 de agosto deste ano, com duração de 120 dias. Atualmente, a prefeitura já executou 16,70 % da obra.

Segundo a programação, os trabalhos na Avenida T-9 devem ser iniciados até o final deste mês. Já as obras na Avenida 85 estão previstas para o início de novembro, todas, ainda esse ano. Durante os próximos dias, as obras de revitalização asfáltica do programa 500 KM devem se concentrar em quatro avenidas de quatro bairros diferentes.

Serão beneficiadas a Avenida Noel Rosa, no Conjunto Vera Cruz; Avenida João Damasceno, no Setor Progresso; Avenida Independência, Setor dos Funcionários e a Avenida C-165, no Setor Nova Suíça.