Prefeitura de Goiânia encerra curso sobre a nova Lei de Parcelamento do Solo
Com foco na capacitação de profissionais da Capital que trabalham na área de urbanismo, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), realizou na última semana o terceiro e último módulo do curso sobre a nova Lei de Parcelamento do Solo da cidade. A nova legislação, sancionada em janeiro deste ano pelo prefeito Rogério Cruz, trouxe novo regramento para o fracionamento e a unificação de imóveis na cidade, em substituição a uma legislação que estava em vigor desde 1972.
Organizado pela Seplanh Goiânia, o curso contou com a participação de palestrantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e da Procuradoria-Geral do Município (PGM), que falaram sobre temas específicos da nova legislação, como drenagem urbana e áreas verdes.
Mais de 150 profissionais das áreas de arquitetura, engenharia e direito, além de representantes de entidades de classe, participaram do curso, que foi dividido em três módulos e envolveu uma discussão da legislação e estudo de caso sobre a criação de novos parcelamentos.
“O intuito do curso foi de orientar os profissionais acerca das mudanças nas legislações e, principalmente, sanar as dúvidas que muitos estão tendo. Para isso colocamos esses profissionais em contato direto com quem realmente participa desse processo de análise dos processos, não somente da Seplanh, mas também de outras pastas, para que todos possam falar a mesma linguagem durante a tramitação dos processos”, explica Valfran Ribeiro, secretário de Planejamento Urbano e Habitação.
A CEO da Meraki Engenharia, engenheira civil Amanda Cristina, destacou que o curso foi uma excelente oportunidade para os profissionais sanarem suas dúvidas a respeito do tema e também demonstrar a preocupação da gestão com o desenvolvimento da cidade. “Como profissional, tenho somente o que parabenizar a Seplanh Goiânia pelo curso. Pude ver, de forma muito nítida, a preocupação para que a cidade se desenvolva de forma planejada, organizada e preocupada com meio ambiente”, afirmou.
O engenheiro civil Zacarias Júnior, que trabalha na iniciativa privada com incorporação e desenvolvimento imobiliário, elogiou o aprendizado. “O curso foi excelente porque buscou unir a iniciativa privada com as diversas secretarias do setor público, e por ter sido ministrado por profissionais altamente capacitados e que sentem prazer no que fazem. Isso demonstra a transparência e a busca da gestão para sempre atender melhor a população”, destacou.
Durante o encerramento do curso, a Chefe de Gabinete da Seplanh, Verônica Mansur, ressaltou que o intuito da gestão é realmente aprofundar essa relação com os profissionais e as empresas que atuam na área de urbanismo na Capital. “Temos buscado, conforme determinação do prefeito Rogério, aprimorar o atendimento às demandas da população, dos profissionais e da cidade. Por isso temos realizado encontros para capacitação acerca das novas legislações que estão entrando em vigor desde a sanção do Novo Plano Diretor de Goiânia, pois acreditamos que, assim, poderemos tornar mais eficientes e dinâmicos os trabalhos na área de planejamento urbano na Capital”, destacou.