Prefeitura de Goiânia implanta iluminação de LED em 15 parques da Capital
A Prefeitura de Goiânia modernizou a iluminação de 15 parques públicos ao longo dos últimos três anos na Capital. O trabalho de substituição das lâmpadas de sódio por LED é realizado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).
“A nossa meta é modernizar todo parque luminotécnico da Capital. Além de trazer uma maior sensação de segurança para a população, também gera economia para os cofres públicos e protege o meio ambiente, uma vez que as lâmpadas de LED tem uma vida útil muito superior às tradicionais, de sódio”, afirma o prefeito Rogério.
De acordo com a Amma, em novembro, o Parque Lourival Lousa, mais conhecido como Parque Flamboyant, recebeu 86 pontos de iluminação de LED em substituição ao modelo de sódio.
Em outubro, em celebração aos 90 anos da Capital, o Parque Lago das Rosas, um dos mais importantes cartões-postais da cidade, recebeu a modernização da iluminação. Foram substituídas 190 luminárias ao redor do parque. Inaugurado também em novembro, o Parque Municipal Marcos Antônio Machado, localizado no Residencial Vale do Araguaia e que possui uma área de 11 mil metros quadrados, foi todo iluminado com lâmpadas de LED pela Prefeitura de Goiânia.
Já em agosto de 2023, o Parque Sulivan Silvestre, conhecido como Parque Vaca Brava, recebeu as novas lâmpadas. O local também contou com a construção do novo parque infantil, nova academia ao ar livre e um espaço instagramável para registros fotográficos. “São lâmpadas muito mais econômicas e que passam maior sensação de segurança para a população. Conseguem iluminar melhor e com mais abrangência”, explica o presidente da Amma, Luan Alves.
O Parque Leolídio Di Ramos Caiado, no Setor Goiânia 2, recebeu novamente a iluminação de LED em abril de 2023. O parque foi alvo de vândalos pela segunda vez, após, ainda em 2021, a Amma ter realizado os reparos na iluminação do local. No entorno do Parque, foram recompostos 4.650 metros de cabos elétricos, além da manutenção e troca de lâmpadas de LED em 94 luminárias.
Em vistoria no Parque Taquaral, no setor Goiânia Viva, em maio, o prefeito Rogério determinou e a unidade também passou pelo processo de modernização luminotécnica. Em fevereiro, o Parque Beija-Flor, localizado no setor Jaó, foi totalmente iluminado com LED e recebeu ainda um Pet Place totalmente produzido pela Amma, com materiais 100% recicláveis.
Parques modernizados
Em julho de 2022, a Seinfra realizou a manutenção da iluminação no Parque Municipal Sabiá e, em setembro, no Bosque Bougaiville, ambos no setor Parque das Laranjeiras. Em maio do mesmo ano, 80 postes de iluminação em LED foram instalados no Parque Municipal Sargento David Luiz Rodrigues, no Conjunto Vera Cruz II.
Em outubro de 2021, o Parque da Lagoa Vargem Bonita, no Parque Industrial João Braz, recebeu as luminárias LED. O material como cabeamento, postes e luminárias foi cedido pela Amma e a Seinfra entrou com a parte de infraestrutura com eletrodutos, tubulação, confecção de caixas, instalação de postes, luminárias e fiação.
Em julho de 2021, o Parque Nova Esperança – Luiz Cesar do Amaral “Leleco” recebeu novos cabos de energia e nova iluminação. Em maio de 2021, os serviços foram no Jardim Botânico, no Setor Pedro Ludovico. Ainda em 2021, os parques Baliza e Itaipu também receberam a iluminação de LED.
Manutenção
Apesar dos avanços e modernização na iluminação dos parques, atos de vandalismo ainda prejudicam a população. Para evitar os furtos, a Prefeitura de Goiânia tem colocado a fiação com caixas de energia subterrâneas. Também são utilizados fiação de alumínio em substituição aos fios de cobre.
A Amma pede a colaboração da população para denunciar furtos de fiação nos parques no número de telefone 153 da Guarda Civil Metropolitana (GCM). A segurança dos parques, que também são Áreas de Preservação Permanente (APP), fica a cargo do Coordenadoria de Policiamento Ambiental da GCM, que tem atuado com rondas, inibindo os assaltantes.