Prefeitura vai utilizar microrrevestimento asfáltico para aumentar durabilidade e economia da malha viária

De acordo com a Seinfra, técnica aumenta vida útil do asfalto em até três anos e gera economia para o município

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), vai investir na técnica de microrrevestimento asfáltico para dar maior durabilidade à malha viária de Goiânia, nas ruas e avenidas que apresentam trincas superficiais. Trata-se da aplicação de uma camada de rejuvenescimento do pavimento existente, fechando as microfissuras com uma espécie de lama asfáltica que vai evitar que a água percorra as trincas e forme buracos nas vias.

A técnica consiste na aplicação de emulsão polimerizada com elastano, uma espécie de camada fina de asfalto líquido, em duas fases (de 1,2 cm e de 0,8 cm), que potencializa a flexibilização da camada de asfalto. A base líquida é aplicada na via após o nivelamento da mesma através de serviço de tapa-buracos e demanda bloqueio total da via por duas horas entre uma aplicação e outra da camada. Depois de seco, o material devolve a flexibilidade ao asfalto e aumenta a vida útil das avenidas e ruas da cidade em até 3 anos, dependendo do tráfego de cada uma.

A utilização do microrrevestimento é uma solução para a cidade, uma vez que é uma técnica mais barata a ser utilizada em locais onde o pavimento está em melhor estado. Atualmente, as ruas que passam por recapeamento têm todo o asfalto arrancado, processo conhecido como fresagem, para depois receber nova camada de massa asfáltica, de 3 ou 5 centímetros de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

O trabalho de recapeamento vai continuar sendo feito pela Seinfra em vias mais comprometidas, mas, naquelas onde o asfalto ainda não está colapsado, a Prefeitura vai investir no prolongamento de sua vida útil. A técnica gera economia e leva qualidade e segurança para quem trafega pelas vias da capital.

Vão receber o microrrevestimento, neste primeiro momento, as ruas Cascavel, Dos Duartes e Encanto, na Vila Santa Rita; Anicuns, Planaltina, Buriti Alegre, Aristides Bibiano Carvalho e Castelo Grande, no Bairro Industrial Mooca; Felismino Viana, Mário Ferreira, Antônio Lisboa, Cônego Luiz Vieira, Francisco Oliveira Lopes, Toledo Pisa, José Veríssimo, Padre Lopes de Oliveira, Domingos Abreu Vieira, Canabrava, Hélio de França e Couto Magalhães, na Cidade Jardim.

Também passam por manutenção com esta técnica as ruas Pirenópolis, na Vila Mooca; Crixás, no Bairro Nossa Senhora de Fátima; Langedofer, na Vila Canaã; Oscar Campos, José de Alencar, Padre Toledo Melo, Domingos de Abreu Vieira, Padre Manoel da Costa, Piratininga, Santa Helena, Líbero Badaró, C-2, C-3, C-4, C-5, Viela B e C-7. No total, 9.555 metros de ruas que vão receber o microrrevestimento asfáltico.