Projeto Viva o Centro ganha mais uma edição para idosos
O projeto Viva o Centro, de autoria da vereadora Kátia (PT), ganha nesta quinta-feira, 5, mais uma edição voltada para os idosos. Durante todo o dia, atividades culturais, palestras e serviços de saúde serão oferecidos gratuitamente na Rua do Lazer, movimentando o bairro e requalificando a função dessa tão importante rua da cidade.
Situada entre a Rua 3 e a Avenida Anhanguera, a Rua do Lazer é um trecho da Rua 8, no Centro, onde o trânsito de veículos não é permitido. Esse “calçadão” foi criado em Goiânia em 1977 dando à cidade um charmoso espaço, com ares franceses, decoração art déco e possibilidades de realização de eventos culturais e convivência social, com a instalação de lanchonetes, restaurantes, cinema e até do tradicional Goiânia Palace Hotel. Ao longo dos anos, a Rua do Lazer perdeu muito de sua característica inicial e é mais um espaço do Cento da capital que sofre com descaso e abandono.
O projeto Viva o Centro pretende nesta quinta-feira devolver o lazer e o convívio social à rua e ocupar o espaço oferecendo uma série de serviços e atividades culturais a idosos. Das 8 às 16 horas, será montado um “Espaço Saúde”, oferecendo vacinação, aferição de pressão e glicemia, massagem e auriculoterapia e ainda duas palestras sobre bem estar e qualidade de vida para pessoas idosas: uma às 9 horas, com a fisioterapeuta Joice, e outra às 15 horas, com o médico geriatra dr. Matheus.
No local será possível ainda realizar cadastro do Passe Livre do Setransp e advogados ficarão à disposição para atendimento jurídico. Na primeira edição do Vida o Centro para Idosos, em junho, muitos cidadãos procuraram esse serviço para tirar dúvidas sobre processos de aposentadorias.
A Rua do Lazer receberá também uma programação cultural voltada para idosos. Durante todo o dia, o grupo de fiandeiras Tecendo a Vida estará no local, fiando, tecendo e cantando músicas que embalaram suas juventudes. E às 14 horas o DJ Rosa comanda a Festa da Saudade, com muita música e flashback para que todos possam dançar e se divertir.
O Viva o Centro foi proposto pela vereadora Kátia Maria (PT) e aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal. O projeto tem por objetivo promover a função social e preservar a identidade histórica do Centro de Goiânia.
A iniciativa pretende fomentar arte, cultura e lazer; aquecer a economia local; e promover o desenvolvimento sustentável da região. O projeto será estruturado em cinco eixos: 1) Patrimônio Material e Imaterial; 2) Economia, Arte, Cultura e Lazer; 3) Mobilidade e Sustentabilidade; 4) Segurança e Dignidade Humana; e 5) Trabalho e Emprego.