Bela Vista de Goiás decreta crise financeira e anuncia corte de gastos

A Prefeitura de Bela Vista de Goiás expôs por meio de um decreto a crise financeira no município, revelando assim a má gestão municipal. Para contenção de despesas, a administração pública declarou cortes de gastos.

As decisões foram publicadas no site da Prefeitura nessa terça-feira (19). Através do decreto 411/2023, o município informou que a diminuição da alíquota do ICMS e a queda da arrecadação têm impactado nas finanças.

A administração pública anunciou a suspensão de eventos com recursos próprios dos municípios e apoio de eventos de terceiros, suspensão de diárias para agentes políticos, do abono pecuniário e a redução de no mínimo 10% das despesas públicas.

Em vídeo, a prefeita Nárcia Kelly afirmou que por conta da situação difícil no caixa da prefeitura, teve de exonerar cerca de 26 servidores públicos. Além disso, a gestora municipal declarou que foi preciso cortar 50% das gratificações dos servidores concursados de Bela Vista.

“É preciso fazer cortes onde nós temos a maior despesa. Por esse motivo, nós tomamos essa decisão”, argumentou.

No último dia 13, Nárcia Kelly usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás para ressaltar o momento dificultoso que município enfrenta. Em tom desesperador, ela afirmou que há mais de um mês os fornecedores estão com os salários atrasados.

A crise financeira que assola Bela Vista atinge diretamente as áreas da Educação, Saúde, Segurança e Lazer da cidade.