Inscrições para Programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal em Goiás encerram dia 22/08

Não perca as inscrições para o programa de incentivo a jovens pescadores

As inscrições para o Programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal, no estado de Goiás, encerram na próxima quinta-feira (22/8). O Jovem Cientista é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Pesca Artesanal do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), e tem o objetivo de fomentar bolsas de estudos à juventude da pesca artesanal, matriculada na rede pública de ensino do país.

O programa, realizado em parceria com universidades federais e fundações de ensino estaduais, incentiva o ensino e a pesquisa para essa juventude, com formação de novos talentos nas áreas do conhecimento científico por meio da concessão de bolsas de estudo para os participantes.

Ao todo, o Jovem Cientista conta com um investimento de R$ 4 milhões. A distribuição do incentivo é feita proporcionalmente por região do país, de acordo com o número de pescadores artesanais registrados (RGP) por unidade federativa.

Para o secretário Nacional da Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho, “essa política para a juventude pesqueira é resultado de demandas históricas de organizações da pesca artesanal, das comunidades. Apoiar esses jovens, significa renovar e fortalecer as tradições, pois o conhecimento é ferramenta fundamental de transformação”.

Povos da Pesca Artesanal

O Jovem Cientista da Pesca Artesanal faz parte do programa Povos da Pesca Artesanal, da Secretaria Nacional de Pesca Artesanal do MPA, lançado em agosto de 2023 pelo presidente Lula, por meio do decreto de número 11.626. O Povos da Pesca Artesanal trabalha com ações de extensão pesqueira, cadeia produtiva, formação, gênero, cultura, combate ao racismo ambiental, entre outras frentes, visando beneficiar as comunidades da pesca artesanal brasileira. Esse trabalho se dá de forma transversal, em diálogo e parceria com outros Ministérios e governos estaduais e municipais.