Adriana Accorsi garante apoio do PV, Rede e PSOL e negocia com PDT, PTB e PSD apoio à sua pré-candidatura em Goiânia
A semana foi muito boa para a pré-campanha de Adriana Accorsi (PT) à prefeitura de Goiânia. A Delegada Adriana, como é mais conhecida, manteve intensas conversações com dirigentes do PV, Rede Sustentabilidade e PSOL, que confirmaram apoio à sua pré-candidatura em ato realizado neste sábado, no Augustus Hotel, pelo Diretório Municipal do PT.
A militância lotou o auditório do hotel, e uma pequena multidão ficou do lado de fora, aguardando a saída da pré-candidata. No auditório discursaram dirigentes da frente política que passa a se chamar Somar por Goiânia, enfatizaram a importância da sua eleição.
Manu Jacob, do PSOL, disse que além de combater o bolsonarismo, a frente formada por progressistas e democratas objetiva fazer um governo em prol das pessoas mais simples. “Adriana mostra que tem condições de vencer e fazer um governo com participação popular”, frisa.
Alexandre França, presidente da Rede, partido da ministra do Meio Ambiente Marina Silva, e Rogério Papallardo, confirmaram apoio a Adriana. O PV faz parte da federação com o PT e a Rede, da federação com o PSOL, e o entendimento destes dirigentes é que o movimento Somar por Goiânia reúne das condições de uma frente ampla de partidos e pessoas que podem fazer mais e melhor pela Capital.
Iuri Brandão, presidente estadual do novo PTB esteve presente no evento. Vale lembrar que o “antigo” PTB bolsonarista, do pistoleiro Roberto Jefferson virou PRD em aliança com o Patriota. O PDT também mandou representante. O partido que é dirigido em Goiás pelo deputado estadual Dr. George Moraes está magoado com o governador Ronaldo Caiado pelo apoio ao desafeto Jânio Darrot (MDB) como candidato a prefeito de Goiânia e o apoio do Palácio das Esmeradas à reeleição de Marden Júnior (UB) em Trindade.
Na sua fala, Adriana Accorsi destacou a necessidade de ampliar a frente política com partidos de centro e de direita. Secretário Nacional de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto salienta que o PT quer a aliança com o PSD do senador Vanderlan Cardoso não somente para eleição de Adriana Accorsi em Goiânia, mas para tê-lo como candidato ao governo do Estado, em 2026, com apoio do presidente Lula. A presidente do PT em Goiás, Kátia Maria, ressalta que a orientação da direção nacional do partido é ampliar alianças com todos partidos que defendem a democracia e querem um país com mais diálogo e menos ódio.
Gilvane Felipe, que deixou a presidência do Cidadania para se engajar na frente progressista, avalia que o momento político é propício para a união das forças que defendem a democracia em torno de uma candidatura como a de Adriana Accorsi.
O evento, que foi organizado pela presidente do PT, Neyde Aparecida, teve a presença de todos os deputados do PT, incluindo Antônio Gomide, que é pré-candidato à prefeitura de Anápolis, Bia de Lima e Mauro Rubem, do suplente Fabrício Rosa, do ex-prefeito Pedro Wilson além de pré-candidatos a vereador das legendas da frente Somar por Goiânia, além de militantes de outros partidos, inclusive do MDB, PSD, Cidadania e PSB.