Adriana Accorsi lidera mais uma pesquisa em Goiânia

Levantamento da Futura Inteligência/100% Cidades, divulgado pela revista Exame nesta terça-feira (13/8) mostra a pré-candidata Adriana Accorsi em primeiro lugar com 23,4% das intenções de voto em Goiânia. O segundo colocado, aparece com 21,9%, em empate técnico.

A pesquisa foi registrada no TSE como GO-02375/2024 e realizou 800 entrevistas entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.

Adriana Accorsi vem liderando as intenções de votos em outras pesquisas. O Instituto Gazeta de Pesquisas também revelou a deputada federal em primeiro lugar nas duas modalidades apresentadas aos eleitores.

Na espontânea, em que os entrevistados mencionam o nome do candidato sem qualquer sugestão, a preferência para prefeito é liderada por Adriana Accorsi, com 8,1% das menções.

Na estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Adriana Accorsi também se destacou com 21,4% das intenções de voto. O segundo e o terceiro colocados aparecem com com 17,3% e 16,4%, respectivamente. 

Os dados foram coletados em Goiânia de 30 a 31de julho.

Adriana Accorsi também lidera pesquisa espontânea do Instituto Serpes, contratada pelo jornal O Popular e divulgada em 20 de julho, e aparece em primeiro com empate técnico na estimulada.

Levantamento do Instituto Veritá, divulgado em 27 de julho, indica Adriana isolada em primeiro lugar com 22,9% das intenções de votos na estimulada.O levantamento foi realizado de 21 a 25 de julho. Foram entrevistadas 1.002 pessoas. A margem de erro é de 3.5 pontos percentuais para mais ou para menos. 

“É muito gratificante saber que as pessoas reconhecem o nosso trabalho e o nosso desejo de fazer mais por nossa querida cidade. Ser prefeita de Goiânia é o sonho da minha vida. Enfrento esse desafio para mostrar a minha experiência e as nossas propostas para realmente cuidar da cidade. E as pesquisas mostram, para a nossa grande honra e alegria, essa real possibilidade. Vamos lutar para conseguir chegar a essa vitória”, diz.

Adriana, que é delegada de polícia e deputada federal, tendo sido eleita deputada estadual por dois mandatos, concorreu ao cargo de prefeita de Goiânia em 2016, quando ficou em quinto lugar, e em 2020, quando avançou para o terceiro.

A pré-candidata tem 51 anos e começou atividade política ainda na juventude. Desde cedo viu na política o verdadeiro instrumento transformador da sociedade. E esse amor pela política não foi por acaso, ela passa pela história de luta de seu pai Darci Accorsi, professor, o popular ex-prefeito de Goiânia e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Goiás, e seu ensinamento: “em nosso país, poucos têm muito e muitos têm muito pouco”. Tudo isso se transformou em vontade de lutar por uma sociedade mais justa. E ela se preparou para esse desafio, participou das lutas estudantis no movimento estudantil, se graduou em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e se tornou especialista em Segurança Pública e Ciências Criminais.

Foi Delegada Titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, onde permaneceu por quase 10 anos liderando centenas de investigações, notadamente em casos de pedofilia, homicídios e exploração sexual de crianças e jovens, foi Secretária Municipal de Defesa Social de Goiânia, área que cuida da Defesa Civil e da Guarda Civil Metropolitana. Também foi a primeira mulher Delegada Geral da Polícia Civil do Estado de Goiás com grande atuação em defesa das mulheres, crianças e por uma polícia mais humana.