Bia de Lima apresenta projeto que suplementa a Lei Federal do protocolo “Não é Não” em Goiás

A deputada Bia de Lima (PT) apresentou o projeto de lei que  complementa a Lei Federal  para a prevenção ao constrangimento e à violência contra a mulher em Goiás.O planeamento sugere ao Poder Executivo Estadual realizar ações para a conscientização e implementação do protocolo “Não é Não”, direcionado a estabelecimentos de entretenimento com venda de bebidas alcoólicas no estado goiano. Além desta, também poderão ser criados mecanismos adicionais para fiscalização em colaboração com os órgãos competentes. O Conselho Nacional da Mulher (CONEM) também deverá realizar o papel de fiscalizador com o objetivo de implementar medidas previstas na lei. A utilização do Fundo Protege Goiás para financiar os projetos e atividades previstos na Lei deverá ser autorizada quando for necessário.

Em justificativa, a parlamentar cita que a legislação não contempla as necessidades especificas do estado de Goiás referente a empreendedores e trabalhadores do segmento.

A propositura tem por finalidade preencher lacunas considerando a competência legislativa do Estado, a fim de promover a efetividade das medidas preventivas estabelecidas pela Lei Federal. A autonomia legislativa do Estado tem a tendência de buscar de maneira mais precisa e eficaz as demandas regionais onde garante a proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade social e de violência.

O projeto confere ao Poder Executivo Estadual a prerrogativa de regulamentar a lei para a execução adaptada a realidade local garantindo eficácia a proteção das mulheres do estado.

O projeto segue para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Fonte: Agência Assembleia de Notícias