É lei: Trindade será Capital Simbólica de Goiás durante a Romaria do Divino Pai Eterno; projeto é do deputado Cristiano Galindo

Foi sancionado pelo governador do Estado em exercício Daniel Vilela (MDB), após duplo aval do Plenário, matéria do deputado estadual Cristiano Galindo (SD) que autoriza a transferência simbólica da capital do Estado de Goiás para Trindade, anualmente, na quinta-feira que antecede a data de encerramento da Festa do Divino Pai Eterno.

Seguindo uma tradição, a cerimônia já acontece em demais municípios como Rio Verde e Cidade de Goiás. A proposta de Galindo foi justificada com o contexto de que a Capital da Fé recebe, apenas no período das celebrações religiosas que duram 10 dias, cerca de 3 milhões de fiéis e bateu o seu recorde em 2023, recepcionando 3,6 milhões de pessoas.

Uma das vantagens do projeto, conforme o deputado, é de que não gera despesa para o Estado, além disso, de acordo com o texto, “irá propiciar o fomento, a preservação e a valorização da história do evento, enaltecendo a importância da festa de Trindade para todo o Estado de Goiás”. Vale ressaltar, que a data em questão escolhida pelo parlamentar para receber os despachos do governo e realizar audiências públicas agendadas, coincide com o excepcional Desfile dos Carros de Boi.

Galindo ainda destaca que Trindade merece este reconhecimento pois, “O impacto econômico é de grande valia”, prossegue, “já que no último ano, o evento movimentou cerca de R$ 40 milhões. Praticamente todos os hotéis estiveram com sua lotação máxima, trazendo oportunidades de emprego e renda para todos que estão envolvidos com a festa”.