Lula anuncia Ricardo Lewandowski como novo Ministro da Justiça e Segurança Pública, reforçando a equipe ministerial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski como novo ministro da Justiça e Segurança Pública. A notícia foi anunciada em uma coletiva de mídia convocada no dia 11 de janeiro de 2024, na 5ª feira[1][2][3][4].

Segundo Lula, Ricardo Lewandowski só tomará posse no dia 1º de fevereiro de 2024[2]. O ministro aposentado tem uma carreira judicial sólida e experiência em direito e segurança pública. Sua nome foi escolhido após a saída do ministro Flávio Dino, que foi nomeado para a Secretaria-Executiva da Presidência[1][5].

A nomeação de Ricardo Lewandowski como novo ministro da Justiça e Segurança Pública é vista como uma decisão importante pelo governo Lula, que busca fortalecer sua equipe de ministros e garantir a segurança e a justiça no país. A nomeação de Lewandowski também pode ser vista como uma demonstração de confiança no governo Lula na capacidade do ex-ministro do STF para lidar com questões de direito e segurança pública[1][2][5].