Mais mulheres na política: Petrópolis recebe Caravana dedicada à estimular a participação feminina em espaços de decisão

Entre as convidadas estão: a deputada federal, Jandira Feghali; a deputada estadual, Dani Balbi; a secretária municipal da Mulher de Petrópolis, Taís Justen; a professora petropolitana, Lívia Miranda; e Diana Iliescu, presidenta do PCdoB da cidade e do Instituto Municipal de Cultura

Com o objetivo de fortalecer a representatividade feminina na política e fomentar a luta pela paridade de gênero, a Secretaria Nacional das Mulheres do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) leva à Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, mais uma etapa da “Caravana Mulheres pelo Brasil – Por um país com equidade e mais mulheres na política”. Debates, atividades culturais e oficinas serão realizadas ao longo do próximo sábado (6), no Casarão PUB 423, Centro da cidade.

Para a deputada federal pelo PCdoB-RJ, Jandira Feghali, a representação da caravana em Petrópolis é um passo importante na transformação e estímulo à participação feminina nos espaços de decisão da cidade:

“A Caravana “Mais Mulheres na Política” chega a Petrópolis para fortalecer a participação feminina no campo político. Atualmente, a cidade tem apenas uma mulher vereadora na Câmara Municipal. Na última eleição, o PCdoB foi o único partido a lançar uma mulher como candidata a prefeita na cidade. Precisamos mudar essa realidade e construir não apenas caminhos, mas um legado de igualdade e representatividade para as futuras gerações”, ressaltou a parlamentar que é presença confirmada na atividade.

De acordo com o Censo de 2022, o Brasil é majoritariamente feminino, com 51,5% do país composto por elas, o que representa 6 milhões a mais de mulheres. Mesmo que maioria, o Relatório Mundial sobre Desigualdade de Gênero de 2023 estima que serão necessários cerca de 162 anos para atingir paridade de gênero na política. Levando em consideração os dados anteriores, a Caravana surge como uma resposta frente a esses desafios de ocupar os espaços políticos, conforme explica Daniele Costa, secretária nacional de Mulheres do PCdoB:

“Após um ciclo de anos trágicos para a vida e a democracia, o tempo agora é de reconstruir o Brasil, principalmente sob a perspectiva da participação e protagonismo das mulheres em espaços de poder e decisão, tanto no Executivo, no Legislativo, quanto em outras esferas como o Judiciário e do movimento social. A Caravana promove a multiplicação de conhecimentos e subsidia estratégias para potencializar o protagonismo social e a equidade das mulheres. Ao mesmo tempo, cria espaços de formulação de políticas públicas pela ótica feminista e oferece ferramentas para que as mulheres possam alcançar esses espaços”, destacou a ativista.

Com a participação de convidadas, entre elas especialistas em gênero, professoras, artistas, militantes, parlamentares, trabalhadoras e estudantes, os encontros fortalecem a base para a construção de um novo horizonte tendo como pilar a emancipação feminina. Entre as confirmadas na Caravana de Petrópolis, estão: a deputada estadual, Dani Balbi; a secretária municipal da Mulher de Petrópolis, Taís Justen; a professora petropolitana, Lívia Miranda; e Diana Iliescu, presidenta do PCdoB da cidade e do Instituto Municipal de Cultura.