Mais UPAVET: Zander propõe ampliar atendimento gratuito para cães e gatos em todas as regiões de Goiânia

Candidato a vereador é autor da lei que criou o primeiro hospital público veterinário da capital, com oferta de consultas, exames e cirurgias. Eleito, fará novos projetos

O candidato a vereador por Goiânia, Zander Fábio (Podemos), autor da lei que criou o primeiro hospital público veterinário de Goiânia, afirma que, se eleito, se compromete a trabalhar para levar Unidades de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVet) em cada uma das regiões da cidade.

Defensor da causa animal, Zander é o autor da lei que criou o primeiro hospital público veterinário de Goiânia, que funciona no Setor Balneário Meia Ponte, com oferta de serviços gratuitos de consultas, exames e cirurgias de castração de animais. Só que, diante da grande demanda por atendimento, Zander entende que é necessário que o poder público leve mais unidades para as demais regiões de Goiânia.

Como forma de ampliar o atendimento, diante da grande procura, Zander vai propor parcerias e convênios com clínicas veterinárias particulares. “É fundamental que tenhamos uma rede de proteção dos animais, para que os tutores possam ter acesso ao atendimento em unidades próximas de onde moram, pois, as boas práticas de bem-estar animal incluem, por exemplo, prevenção e tratamento dos mesmos”, pontua Zander.

Para se ter uma ideia do tamanho da demanda, no primeiro semestre deste ano, foram realizadas quase 9 mil consultas regulares na unidade, com o registro de mais de 3 mil cirurgias de castração, além de cerca de 1,6 mil procedimentos cirúrgicos ambulatoriais em animais de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Antes mesmo de assumir o primeiro mandato de vereador, em 2013, Zander já abraçava a defesa da causa animal, quando testemunhava maus-tratos com a política da carrocinha, com o recolhimento dos bichos soltos nas ruas, cujo resultado era o extermínio. “Agora temos uma política que visa o bem-estar dos animais, graças à lei de minha autoria, que a Câmara Municipal de Goiânia aprovou e que foi sancionada pelo Executivo municipal. Se eleito, continuarei nessa jornada”, afirma Zander.