Plenário aprova reorganização do transporte na Grande Goiânia

Entre as proposições em pauta na sessão ordinária desta quarta-feira, 4, a de maior discussão, em Plenário, foi a de nº 3372/23, da Governadoria, que autoriza a reorganização da prestação de serviços de transporte coletivo no sistema integrado de transporte da Região Metropolitana de Transporte Coletivo da Grande Goiânia.

A matéria de reorganização do transporte público da região Metropolitana foi aprovada, em definitivo, pelo Plenário, retornando agora para sanção do chefe do Executivo estadual.

O projeto busca, por exemplo, possibilitar a renovação e a eletrificação da frota de ônibus do Eixo Anhanguera. Clécio Alves e Virmondes Cruvinel (UB) manifestaram apoio à matéria, assim como Amauri Ribeiro (UB), que foi seu relator e deu parecer favorável. Alves, após criticar o transporte público em Goiânia, afirmou que haverá maior transparência na arrecadação e nos gastos com o transporte público na região.

Mauro Rubem (PT) também declarou voto favorável, mas ponderou que a deliberação poderia ter envolvido maior participação popular. Ele comentou a mobilidade urbana na Capital: “Nós precisamos, em Goiânia, colocar tarifa zero e ter acesso direto à gestão do transporte coletivo. As empresas arrecadam, liberam, determinam qual linha vai ou não vai mais funcionar. Não pode isso. Ônibus elétrico, ótimo, mas precisamos discutir o sistema como um todo”.

Prevê o projeto que os serviços de transporte coletivo serão reorganizados em dois conjuntos de atividades. “O primeiro corresponde à operação das frotas e ao transporte de usuários do SIT/RMTC, que serão mantidos no objeto dos contratos de concessão vigentes. O segundo remete à aquisição e ao provimento de frotas de ônibus, com a realização de investimentos na modernização e na renovação, também à promoção de investimentos em obras de infraestrutura que sejam determinadas pela Câmara Deliberativa de Transporte Coletivo — CDTC e delimitadas em contratos”, é explicitado na proposição. Fonte: Agência Assembleia de Notícias