Projeto do vereador Bessa pode transformar corrida de rua em patrimônio cultural de Goiânia
A corrida de rua já é uma febre em todo o Brasil, e em Goiânia não é diferente. Sabendo a importância do esporte para os goianienses, o vereador Wellington Bessa protocolou, nesta terça-feira (14/11), um projeto de lei que reconhece a corrida de rua como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiânia.
Para o vereador Bessa, a modalidade esportiva promove saúde e bem-estar aos participantes e auxilia na prevenção de doenças crônicas. “A corrida de rua é uma atividade física que atua de forma eficaz na prevenção da obesidade, diabetes e hipertensão, além de auxiliar na qualidade do sono, redução do estresse e auto estima”, destaca.
Outros benefícios
A corrida de rua atrai milhares de pessoas, de todas as idades e condições físicas, para os eventos esportivos e garante a geração de emprego e rentabilidade para a economia local. “Pessoas de outros estados se deslocam para Goiânia para participar das corridas, e isso promove o turismo da capital, além de gerar mais empregos e fortalecer a nossa economia”, afirma o autor da proposta.
Para o vereador, a corrida de rua também garante sustentabilidade e valoriza espaços públicos de Goiânia. “Estes eventos esportivos acontecem em pontos turísticos de Goiânia, valorizando os espaços públicos e o patrimônio das cidades, além de claro, incentivar o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente”, explica.
Reconhecimentos aos corredores de rua
Com o objetivo de reconhecer e valorizar os goianienses que participam ativamente das corridas de rua da capital e também de outros estados, Bessa entregou, na última segunda-feira (13/11), o título de honra ao mérito para 98 atletas que representam Goiânia na tradicional corrida internacional da São Silvestre, em São Paulo. “Reconhecer o esforço desses atletas é uma forma de incentivar a prática de exercícios físicos e garantir que novas gerações também possam exercer essa função social tão importante”, finaliza o vereador.