Proposta incentiva plantio de árvores e preservação do Cerrado em Goiás

O Projeto de Lei  proposto pela parlamentar Rosângela Rezende (Agir), representa um passo significativo na preservação ambiental em Goiás. O projeto estabelece o Programa Virada Ambiental como uma política pública fundamental para compensar os Gases de Efeito Estufa (GEEs) gerados pelas atividades econômicas no Estado.

A essência do programa é destacar a importância do plantio de espécies nativas do Cerrado, incentivando a sensibilização de toda a sociedade goiana. Essa abordagem não apenas reconhece a urgência da situação climática global, mas também busca engajar ativamente a população em iniciativas que promovam a educação ambiental e a conscientização sobre a compensação de carbono e seus impactos socioambientais.

Neste contexto, o projeto esclarece a necessidade de compreender que o atual cenário de mudanças climáticas exige ações imediatas, especialmente diante da preocupante degradação ambiental no bioma cerrado. A recomposição florestal no Estado se tornou não apenas uma necessidade, mas uma responsabilidade urgente que requer medidas concretas e eficazes.

A parlamentar argumenta que a compensação voluntária das emissões de gases de efeito estufa por meio do plantio de árvores nativas do cerrado. “O projeto tem a importância de engajar ativamente a comunidade e os municípios na formulação de políticas públicas voltadas para a consciência ambiental e o reflorestamento de áreas afetadas por ações humanas”, comentou Rosângela Rezende.

Agência Assembleia de Notícias