”Sou o prefeito que vai entregar o BRT”, afirma Rogério durante debate, ao confirmar início das operações em agosto

Prefeito de Goiânia e candidato à reeleição destacou modernização do transporte público enquanto mantém congelamento da tarifa desde o início de sua gestão, além de melhorias para mobilidade urbana

O prefeito e candidato à reeleição Rogério (Solidariedade), durante debate promovido pela TV Brasil Central na noite desta segunda-feira (19/8), reafirmou seu compromisso com a mobilidade urbana e confirmou que as operações do Bus Rapid Transit (BRT) de Goiânia terão início ainda neste mês. “Dia 31 de agosto vamos entregar o BRT, obra parada há décadas. As operações vão começar a partir das 4h30 da manhã”, declarou Rogério.

Iniciada em 2015, a maior obra da história da mobilidade de Goiânia foi paralisada por gestões anteriores, com previsão para ser entregue em 2019. Com a inauguração nos próximos dias, o novo sistema de transporte público será uma alternativa mais eficiente e sustentável, a fim de melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de deslocamento.

A pista exclusiva do BRT permitirá aos ônibus alcançar uma velocidade média de 30 km/h, o que pode reduzir o tempo de viagem em até 40%. A frota total para operação no BRT Norte-Sul foi definida pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) e contará com 60 ônibus: 10 Super Padron elétricos, de piso alto, e 50 Super Padron a diesel, com portas dos dois lados.

Desde que assumiu a Prefeitura de Goiânia em 2021, Rogério destacou o transporte coletivo como uma das principais prioridades de sua gestão e direcionou investimentos para modernizar o sistema. Ainda na pandemia, sua gestão estabeleceu diálogo com outras prefeituras e Governo de Goiás para garantir que a população não arcasse com aumento da tarifa. Desde então, a Prefeitura de Goiânia paga 41,2% da diferença entre o valor pago pelos usuários e o valor real da passagem. Atualmente, o investimento mensal é de R$ 21,5 milhões para garantir o preço da passagem.

“Quando assumimos a gestão em 2021, tínhamos um problema sério da pandemia da Covid-19. E o transporte de Goiânia estava à beira de um colapso. Eu assumi a responsabilidade de investir no sistema de transporte público”, ressaltou Rogério.

Rogério também destacou iniciativas implantadas por sua gestão que são destaque nacional, como os formatos de bilhetagem: Passe Livre do Trabalhador, idealizado por sua gestão, Bilhete Único e Cartão Família. “O Bilhete Único adianta a viagem das pessoas para menos de 50 minutos. O Passe Livre do Trabalhador, a empresa paga 180 reais por 8 viagens por dia, dando condições ao trabalhador de poder ir, vir e voltar, pode deixar o filho da escola, pode ir para o trabalho”, pontuou.

Além de assumir o compromisso de finalizar o BRT, o prefeito e candidato à reeleição entregou grandes terminais como Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e o novo Isidória.

Direita Livre
Durante o debate da TV Brasil Central, Rogério citou também a implantação da direita livre. A iniciativa de faixas de conversão à direita, iniciada em janeiro de 2024, tem como objetivo melhorar o fluxo de veículos em pontos críticos da cidade, de acordo com as análises da equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Mobilidade.

“Os pontos de conversão à direita livre são para que nós possamos melhorar a trafegabilidade do trânsito em Goiânia e fazer com que as pessoas tenham acesso mais rápido e mais responsável”, disse Rogério. Para a viabilidade da implantação, são seguidos critérios como a visibilidade dos pedestres, tempos semaforizados, fluxos opostos, demanda de passagem de pedestres e intensidade do fluxo nas pistas.