HC-UFG receberá mutirão de prevenção ao câncer de pele

Neste sábado (7/12), as pessoas com lesão suspeita de câncer de pele poderão consultar gratuitamente e sem necessidade de agendamento

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) receberá no próximo sábado (07/12) o mutirão de combate ao câncer de pele promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Serão realizadas consultas gratuitas, sem necessidade de agendamento prévio. No ano passado foram cerca de 500 atendimentos. Neste ano a expectativa é de 800 atendimentos.
Qualquer pessoa, sem restrição de idade, que resida na região de atendimento do hospital e necessite de avaliação médica para identificar a suspeita de câncer de pele, pode procurar o HC-UFG. O atendimento ocorrerá no Edifício de Internação (Rua 235, QD. 68, Nº 285 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO), das 9h às 15h, por ordem de chegada.
Segundo o dermatologista e coordenador da Campanha Dezembro Laranja da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás, Samir Pereira, os pacientes com casos suspeitos, que passarem pelo atendimento no mutirão e necessitarem de acompanhamento, serão encaminhados para biópsias.
Como identificar a necessidade de atendimento médico?
O dermatologista alerta para os 3 padrões de câncer de pele: “o carcinoma basocelular, que se assemelha a uma espinha ou carocinho que vai aumentando, ocorre mais em pessoas acima de 40 anos de idade, na face e demais áreas de exposição ao sol; o carcinoma espinocelular, que se assemelha a uma verruga que cresce e pode apresentar sangramento, também em áreas exposta ao sol, geralmente em pessoas acima de 50 anos, e o melanoma, que se assemelha a uma pinta pré-existente, que pode aumentar de tamanho ou mudar de cor ou uma pinta nova na idade adulta. Também é importante lembrar que o câncer de pele é mais comum em pessoas de pele, cabelo e olhos claros.”
Cada um com a sua prevenção
Esse é o tema da Campanha Dezembro Laranja, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que busca conscientizar mais pessoas sobre o câncer de pele e sobre a importância de procurar um dermatologista para entender a combinação ideal de medidas individualizadas de proteção da pele, levando em consideração a história de vida de cada pessoa. A campanha de prevenção do câncer de pele acontece em dezembro, todos os anos, mês em que predomina o verão e muito sol.
Tipo de câncer mais comum
O câncer de pele não melanoma ainda é o câncer mais comum no Brasil (31,3% do total de casos), seguido pelo câncer de mama feminina (10,5%), de próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%). Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) são esperados 220 mil casos novos de câncer de pele no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.