Hospital de Câncer Araújo Jorge e Forças de Segurança e Trânsito celebram o Dia Nacional do Doador de Sangue com ação solidária
O Hospital de Câncer Araújo Jorge, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realiza nesta segunda-feira (25/11), às 8 horas, um evento especial em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue. A iniciativa busca reforçar a importância da doação como um gesto capaz de salvar vidas.
A ação contará com uma doação coletiva de sangue e plaquetas, envolvendo membros de diversas forças de segurança pública, como a PRF, as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Penal, a Secretaria Municipal de Mobilidade e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Entre os participantes, destaque para Elísio Sjobom Napoles, de 69 anos, técnico em eletrônica e o maior doador de sangue e plaquetas da unidade. Após mais de 40 anos de doações, sendo 24 dedicados ao Banco de Sangue do Araújo Jorge, ele fará sua última contribuição, uma vez que atingiu a idade máxima permitida para doação.
Um ato de renovação e esperança
Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Para se tornar um doador, é necessário atender aos seguintes requisitos:
* Estar em boas condições de saúde;
* Ter entre 16 e 69 anos (a primeira doação deve ter sido feita até os 60 anos);
* Menores de 18 anos precisam apresentar um formulário de autorização;
* Pesar no mínimo 50 kg;
* Estar descansado (ter dormido pelo menos 8 horas nas últimas 24 horas);
* Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação).
Horário de funcionamento do Banco de Sangue:
* Segunda a sexta-feira: 7 às 17 horas;
* Sábados: 7 às 12 horas (somente para doação de plaquetas).