Março azul-marinho: HMAP é referência no tratamento de lesões intestinais e prevenção do câncer colorretal

Infraestrutura do hospital permite tratamento de lesões em estágio inicial com procedimentos minimamente invasivos

O câncer colorretal – ou câncer de intestino – é o segundo mais comum entre homens e mulheres. Apesar da alta incidência, as chances de cura podem chegar a 90% quando a doença é diagnosticada em fase inicial, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). No Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), unidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), construído e mantido pela Prefeitura e administrado pelo Einstein, a detecção precoce do câncer de intestino é facilitada pela realização de colonoscopias, exame que permite visualizar todo o intestino grosso, que inclui cólon e reto. Somente no ano passado, o HMAP realizou 1.626 colonoscopias.

Caso seja detectada alguma lesão no intestino, é possível iniciar o tratamento na unidade. O hospital possui infraestrutura e equipe técnica preparada para realização de mucosectomia, um procedimento endoscópico que remove lesões superficiais e menores, e de Dissecção Endoscópica Submucosa (ESD), uma cirurgia endoscópica capaz de tratar lesões maiores e até mesmo malignas.

De acordo com a médica endoscopista da unidade, Daniela Medeiros, a unidade está entre os poucos hospitais do estado que realizam o procedimento de ESD pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “É um tratamento inovador e complexo do ponto de vista técnico, mas minimamente invasivo, o que significa riscos menores, menor tempo de internação e eficácia comparável ao tratamento cirúrgico convencional”, esclarece. No ano passado, o HMAP realizou 11 ESD.

Prevenção

Patrícia Romero Prete, coloproctologista do HMAP, reforça a importância da colonoscopia para a prevenção do câncer colorretal. O exame é recomendado para homens e mulheres a partir de 45 anos, mesmo na ausência de sintomas, e deve ser repetido a cada cinco anos se não houver alterações. “Caso haja sintomas como sangramento nas fezes, diarreia persistente, intestino preso ou dor abdominal, a colonoscopia pode ser indicada pelo médico mesmo antes dos 45 anos”, esclarece.

A adoção de hábitos saudáveis é essencial para a prevenção do câncer de intestino. Entre as principais recomendações estão:

* Alimentação saudável: consumir alimentos ricos em fibras, frutas, vegetais e grãos integrais contribui para a saúde intestinal e pode reduzir significativamente o risco da doença. O consumo excessivo de carnes processadas deve ser evitado.

* Prática regular de atividade física: auxilia no controle do peso e melhora a motilidade intestinal (movimento dos músculos do trato digestivo, que impulsiona os alimentos pelo sistema gastrointestinal).

* Evitar álcool e tabaco: o consumo dessas substâncias está associado a um maior risco de desenvolvimento do câncer colorretal.