Silicone nas mamas podem desencadear doenças e condições com sintomas como dor, inchaço, fadiga e até problemas mais graves
Os implantes de silicone, de forma muito rara, podem causar problemas de saúde, entre elas duas principais condições: o Linfoma Anaplásico de Grandes Células Associado ao Implante Mamário (BIA-ALCL) e a chamada Síndrome ASIA.
O BIA-ALCL é um raro tipo de linfoma que se desenvolve na cápsula ao redor do implante e pode exigir a remoção do material e do tecido afetado, além de possíveis tratamentos como quimioterapia ou radioterapia. Trata-se de uma condição rara, mas grave. Os sintomas podem incluir inchaço por acumulo de líquido (seroma recidivante), dor, assimetria das mamas e presença de nódulos.
Já a Síndrome ASIA é uma condição autoimune desencadeada por adjuvantes presentes nas próteses, e podem desenvolver sintomas como sintoma: fadiga crônica, dores musculares e articulares, problemas de memória, queda de cabelo e erupções cutâneas.
A ASIA (Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes) refere-se a um conjunto de sintomas autoimunes que podem surgir após a exposição a substâncias chamadas adjuvantes, como certos componentes de vacinas, silicone e outros materiais.